Embora o setor de vendas de bicicletas elétricas tenha crescido consideravelmente em 2022, o segmento de micromobilidade ainda continua desequilibrado. Na verdade, mesmo que a população tenha aderido a bicicletas elétricas, scooters inteligentes e outros mecanismos de mobilidade urbana, ainda é incerto para esse setor o sucesso em 2023.
Em 2022, também pode-se perceber uma maior consolidação da indústria de micromobilidade compartilhada, tais como o uso de e-mopeds e e-bikes. Inclusive, tais tecnologias são bastante promissoras, uma vez que possibilitam diminuir o número de carros nas ruas para fazer as pessoas andarem em modelos menores e mais sustentáveis.
Contudo, mesmo que as bicicletas elétricas e outros modelos compartilhados tenham crescimento exponencial em vendas, o segmento de micromobilidade não se parece sustentar em 2023. Nos Estados Unidos, algumas empresas já estão visando capitais gigantescos para se manterem no mercado, além de incentivarem outras instituições a isso.
Empresas de bicicletas elétricas visam crescimento para 2023
No fim de 2022, a empresa estadunidense de bicicletas elétricas Sondors entrou com um pedido de IPO, para se tornar a primeira empresa dos EUA a conseguir abrir um capital próprio no mercado público. Para a empresa, essa iniciativa pode modificar o cenário de micromobilidade em 2023.
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Segundo o cofundador da Micro Mobility Industries, James Cross, empresas de micromobilidade que visam o mercado público global tem altas chances de lucro e capital. Para ele, esse mercado precisa de mais investimento e reconhecimento por parte do público.
Neste sentido, podemos citar a própria Sondors que, mesmo com um grande prejuízo líquido, ainda estava operando e tem potencial para se tornar lucrativa. Na verdade, ela acaba indo na contramão de diversas empresas do setor, que abrem suas atividades através de fusões e, consequentemente, não duram muito tempo no mercado.
Atualmente, a Sondors continua produzindo e entregando veículos. Assim, parece um ponto de esperança diante de um mercado incerto e instável para 2023. Por outro lado, empresas como a Rad Power Bikes já estão abrindo seu capital para o mercado americano, demonstrando que estão firmes e fortes para continuar lucrando no mercado de micromobilidade.
Além disso, a empresa alemã Tier Mobility comprou a Spin, pertencendo a Ford Motor, no último ano. Sendo assim, a empresa amplia seus horizontes diante do cenário de micromobilidade compartilhada e, consequentemente, inspira outras companhias a manterem o seu foco mesmo diante de um mercado incerto, especialmente para as bicicletas elétricas.
Neste sentido, vale citar que empresas como a Bird, por exemplo, sumiram do mercado devido ao fraco desempenho diante do segmento de bicicletas elétricas e micromobilidade. Na verdade, acredita-se que isso ocorreu por ela atuar em um mercado difícil de obter lucro, especialmente por se tratar de uma empresa pública.
Por fim, todas as empresas de micromobilidade terão um grande desafio em 2023: driblar o mercado de carros elétricos e mostrar que seus produtos são dignos de reconhecimento e compra. Na verdade, por mais que as bicicletas e outros veículos menores sejam mais baratos e sustentáveis, eles ainda são preteridos por grande parte da população, tornando difícil para muitas companhias do tipo se sustentarem ao redor do mundo.