1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Bicicleta dobrável ultraleve que se monta em apenas um segundo está revolucionando o mercado
Tempo de leitura 3 min de leitura

Bicicleta dobrável ultraleve que se monta em apenas um segundo está revolucionando o mercado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/11/2022 às 13:06
Bicicleta dobrável ultraleve que se monta em apenas um segundo está revolucionando o mercado
Foto: Decathlon /Divulgação

Empresa francesa desenvolve uma bicicleta dobrável ultra leve e compacta. A Decathlon Fold Light 1 Segundo pesa apenas 12 kg e pode carregar até 100 kg.

A Decathlon está com uma nova promessa de trazer uma nova bicicleta que em um segundo, com apenas um botão, está pronta para ser utilizada. O veículo, que recebeu o nome de Decathlon Fold Light 1 Segundo, é um equipamento pensado para aqueles que buscam um veículo fácil de manusear, de usar e guardar dentro de qualquer lugar da cidade. A nova bicicleta da Decathlon foi pensada para que a mudança entre peão e ciclista e vice e versa seja feita sem dores de cabeça.

Bicicleta dobrável pesa apenas 12 kg

FOLD LIGHT 1 second – Divulgação

Sendo super leve e dobrável, a Decathlon Fold Light 1 segundo pode ser dobrada pressionando apenas um botão. Um sistema patenteado de fecho automático de dobradiças é responsável para não ser necessário mexer em alavancas.

Isso acontece apenas na hora de desdobrar a bicicleta. Para focar na segurança dos usuários, tendo em vista que ninguém quer que o veículo dobre automaticamente durante a viagem, na hora de dobrar, é essencial fazer manualmente. Demora alguns segundos, mas a empresa garante que o processo é igualmente fácil e rápido. Outra característica que promete dar muitos fãs à nova bicicleta dobrável, que visa ser uma grande proposta de mobilidade urbana, é o fato de ser extremamente compacta e leve.

Pesando apenas 12 kg, devido ao seu quadro e à forqueta em alumínio, a Decathlon Fold Light 1 segundo mede apenas 71 cm, por 69,5 por 35 cm quando dobrada e podendo ser transportada no chão, empurrando-a com uma mão, fazendo com o que seja a melhor companheira para aqueles que andam também de comboio, autocarro ou metro no dia a dia.

Embora seja a bicicleta mais compacta da empresa francesa, a Fold Light 1 Segundo pode ser utilizada de forma confortável por praticantes com alturas entre 1,45 m e 1,95 m. O veículo possui capacidade para transportar uma carga máxima de 100 kg, incluindo o peso da bicicleta, carga e usuário. De acordo com a empresa Decathlon, é uma bicicleta ultra compacta e muito eficiente devido à sua transmissão de 9 velocidades que também é utilizada em bicicletas de estrada.

Empresa cria bicicleta elétrica dobrável

Além da Decathlon Fold Light 1 Segundo no mercado francês, a marca de brinquedos Radio Flyer, que desenvolveu um item inusitado ao lado da Tesla anteriormente, também está ampliando suas atividades em outro setor, o das bicicletas elétricas. A empresa desenvolveu uma bicicleta elétrica dobrável, que recebeu o nome de Flyer Folding Cargo.

O veículo pesa 24 kg e conta com um raque reforçado e integrado ao quadro traseiro, expandindo sua resistência e permitindo levar mais carga que outros modelos. De acordo com a empresa, apenas o suporte traseiro da bicicleta suporta 36 kg, permitindo levar uma criança sem nenhum problema, por exemplo. Já o quadro, possui uma capacidade máxima de 100 kg, isto é, 136 kg de capacidade de carga útil no total.

Bicicleta elétrica futurista

A Reevo lançou uma bicicleta elétrica inédita com pneus sem aros, girando sobre o núcleo oco, fazendo com que o veículo se locomova.

De acordo com a empresa, foram feitos diversos testes precisos de impacto, para que a tecnologia seja a mais segura possível. Além de uma questão de estética, trazendo uma imagem futurista ao veículo, o espaço vazio também pode ser utilizado para transportar objetos, como uma mochila, por exemplo.

A empresa criou uma mala desenhada justamente para esta área. Nas rodas também foram instalados sinais luminosos, LEDs, piscas, luzes de travagem que acendem quando o dia fica nublado ou ao anoitecer.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos