O programa Avião Solidário, do grupo LATAM, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), deu início ao transporte internacional e doméstico de mais de 6 toneladas de doações destinadas para pessoas que tiveram que abandonar suas casas em busca de segurança e proteção.
Nesta iniciativa, serão 48 casas modulares vindas do escritório regional do ACNUR, no Panamá, com destino a Brasília e Boa Vista. O programa, reconhecido por oferecer ajuda humanitária, também trará diversos itens como roupas, bolsas, fraldas, itens pessoais, itens de higiene pessoal, entre outros, que serão entregues a 17 instituições parceiras da Agência em cinco estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Em abril de 2022, uma parceria da agência com a ONU permitiu atividades desse tipo, ou seja, o transporte visa essas ações sociais de longo prazo. Na prática, o acordo prevê o transporte gratuito de carga, além da contribuição em passagens aéreas para destinos da malha aérea da LATAM.
Sendo assim, o transporte dos itens integra o Avião Solidário que, através de diversas alianças, visa gerar valor na sociedade ao oferecer transporte gratuito para atender diversos tipos de necessidades nos mais amplos lugares.
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Em nota, o Oficial de Meios de Vida do ACNUR Brasil, Paulo Sérgio Almeida, afirmou que “A parceria entre ACNUR e LATAM reforça a necessidade de prover meios de deslocamento seguros para atender as demandas emergenciais e de integração local de pessoas refugiadas que tiveram que abandonar seus lares em razão de perseguições, violência e violação dos direitos humanos. Por meio das doações e da concessão de passagens, estamos provendo dignidade como medida de acolhimento desta população no Brasil”.
Sendo assim, é esperado que o Avião Solidário consiga trazer novas perspectivas para diversos cidadãos que tiveram suas casas destruídas ou perdidas.
LATAM tem a maior participação no mercado brasileiro
No último dia 6, dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) apontaram que a LATAM conquistou novamente a maior participação no mercado brasileiro. A análise é feita em RPK, ou seja, uma média de passageiros pagantes vezes quilômetros voados, nos voos domésticos e internacionais da companhia.
Dessa forma, a LATAM continua líder no mercado brasileiro por 10 meses consecutivos. Sendo os dados, a participação da companhia aérea foi de 38,5% no segmento doméstico, e 17% no internacional.
Em 2022, cerca de 30 milhões de passageiros foram transportados nos voos domésticos e internacionais da LATAM no país. Isso implica que o volume de voos está no mesmo patamar de 2019, antes do início da pandemia do Covid-19.
Atualmente, a LATAM integra 54 aeroportos brasileiros, sendo o maior número de destinos nacionais da história da companhia no país. Além dos voos domésticos, a companhia também foca em campanhas sociais, como o programa Avião Solidário, por exemplo.
No mercado internacional, a LATAM continua sendo a companhia aérea que mais possui destinos diretos no Brasil, marcando 21 lugares. Sendo assim, a companhia já anunciou novas operações em Joanesburgo e Los Angeles, para ampliar sua atuação nos voos internacionais.