MENU
Menu
Início Avanço Energético na Bahia: A chinesa CGN e Quinto Energy unem forças para revolucionar a produção de hidrogênio verde no estado

Avanço Energético na Bahia: A chinesa CGN e Quinto Energy unem forças para revolucionar a produção de hidrogênio verde no estado

31/05/2023 às 16:02
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Planta de produção de Hidrogênio Verde na Bahia com a Quinto Energy

Um marco energético histórico: gigante chinesa CGN faz parceria com a Quinto Energy para a implementação de um mega complexo de energia eólica e solar na Bahia, com foco no hidrogênio verde.

Na última terça-feira (30), a CGN Brazil Energy, uma das maiores empresas do setor de energia da China, fechou um acordo emblemático com a Quinto Energy, renomada empresa baiana de energia renovável. O memorando de entendimento (MoU) assinado pelos executivos prevê a instalação de um inovador complexo de energia eólica e solar no sertão baiano, o qual promete ser um grande player na produção de hidrogênio verde em larga escala.

Novos Ventos: Cerimônia de Assinatura e Inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo

A assinatura da parceria ocorreu durante a inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo, o segundo maior projeto da CGN no Brasil. Nesta ocasião memorável, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e foi realizada no Senai Cimatec, a CGN demonstrou seu robusto investimento de R$ 1,15 bilhão no desenvolvimento energético do país.

Artigos recomendados

Com o novo acordo, a CGN e a Quinto planejam estabelecer parques eólicos e solares com uma incrível capacidade instalada de 14GW, marcando assim uma expressiva expansão da CGN no território brasileiro. “Estamos confiantes no conceito que a Quinto Energy está implementando e na qualidade dos projetos de hidrogênio e amônia que vínhamos estudando em conjunto”, disse André Martini, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brazil Energy.

Parceria Potente: A Bahia como o Futuro dos Combustíveis Renováveis

Rafael Cavalcanti, CEO da Quinto, destacou a magnitude da parceria. “Temos uma sinergia muito grande com a CGN, que reconhece o potencial da Bahia para produção de hidrogênio verde em larga escala. Com a nossa fonte híbrida de energia eólica e solar, e as linhas de transmissão interligadas, a Bahia vai liderar o processo das refinarias verdes do mundo”, enfatizou Cavalcanti.

A CGN Brazil Energy é uma referência em energia renovável, atuando no desenvolvimento, implantação e operação de projetos nessa área. Recentemente, a empresa assumiu 100% dos negócios da Atlantic Energias Renováveis S.A, tornando-se a quinta maior produtora de energia limpa na América Latina, de acordo com a BloombergNEF (BNEF).

Por outro lado, a Quinto Energy, ativa no mercado há 15 anos, é especialista na implantação de parques de energia eólica e solar, com um portfólio que inclui cinco complexos híbridos com capacidade instalada de 14GW. Com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala, a empresa detém 2,8 mil propriedades arrendadas e regularizadas, totalizando 258 mil hectares em 15 municípios baianos.

Com essa parceria, a Bahia está se posicionando como um protagonista no cenário global de energia renovável, abrindo as portas para um futuro mais sustentável e inovador. A produção de hidrogênio verde na região promete ser competitiva no mercado, transformando a maneira como pensamos sobre energia e sustentabilidade.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR