Com o cronograma acelerado para a construção definitiva da Termoelétrica Macaé, o empreendimento já está na reta final para início das atividades
A Usina Termoelétrica Nossa Senhora de Fátima é uns dos empreendimentos mais aguardados na cidade de Macaé. Quando dissemos “mais aguardados” é porque neste vitamina de expectativa, a construção do TEMPOR ( Terminal Portuário de Macaé) também está previsto no projeto desenvolvimento do município. Voltando ao assunto da termoelétrica, a data da Audiência Pública foi agendada para o dia 11 de junho( segunda-feira), às 18 horas no Hotel Gran Nobile Macaé no Bairro da Glória. Por incrível que pareça , não ficamos sabendo deste evento através da mídia, comunicados de Facebook ou outro veículo de comunicação, simplesmente abri o portão de nossa casa e lá estava o banner do evento pendurado quase em frente da porta da minha casa. Está duvidando? Vejam a foto que tirei logo em seguida:
Ficamos surpresos pela coincidência naturalmente, justo no momento em que estávamos procurando informações a respeito. Para fechar o caixão de vez, entramos em contato para verificar se procedia a divulgação, boa notícia foi que sim. Logo abaixo, estamos deixando algumas especificações da Usina, no dia do evento estaremos lá para obter informações mais detalhadas ainda, principalmente na questão de empregabilidade.
- Fim do petróleo? Cientistas estão à beira de criar energia inesgotável e inaugurar uma nova era sustentável com o impressionante ‘Santo Graal’ da energia renovável!
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Trabalhe de segunda a sexta sem sair de casa e ganhe até R$ 2.500 + benefícios! Inscrições abertas para vaga home office como Auxiliar Financeiro
Empreendimento
O empreendimento apresentado neste Estudo de Impacto Ambiental – EIA, compreende o planejamento, a implantação e a operação da Usina Termelétrica Nossa Senhora de Fátima, incluindo uma Linha de Transmissão e um Gasoduto dedicado, para a geração de energia elétrica com potência, em plena operação, de 1.355,4 MW (energia bruta). A Usina será localizada em Macaé, na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro
Tecnologias Adotadas
O processo de geração prevê a utilização de três (03) módulos de geração completamente independentes, cada um constituído por 1 turbina a gás com chaminé de bypass, 1 caldeira de recuperação e 1 turbina a vapor, permitindo tanto a operação em ciclo aberto (operando apenas a turbina a gás e liberando os gases de exaustão pela chaminé de by-pass) ou em ciclo combinado (operando o conjunto inteiro, turbina a gás, caldeira de recuperação e turbina a vapor). Os módulos terão tecnologia de última geração da Siemens com turbinas a gás SGT6-8000H tipo “heavy-duty”, que apresentam eficiência superior a 60% com baixos níveis de emissões atmosféricas.
Recursos Naturais
Gás Natural – Poderá ser utilizado tanto o gás natural proveniente da bacia de Campos e tratado na estação UTGN de Cabiúnas, quanto o gás proveniente dos campos do Pré-Sal que chegam a Cabiúnas pelo gasoduto Rota 2. O recebimento do gás na UTE será feito através da construção de um gasoduto dedicado, com extensão aproximada de 17 km e diâmetro de 12”, comcapacidade de transportar o consumo previsto de 4.770.000 m³/dia.
Água – O abastecimento de água para a usina será feito a partir de captação no Rio Macaé, que dista cerca de 2 km do local da UTE. Para tanto será construída uma adutora de água, com cerca de 2,5 km, ligando a captação no Rio Macaé a uma estrutura de recebimento de água bruta localizada no terreno da usina. O volume de água necessário às operações da usina é cerca de 300 l/s, sendo retornado ao rio, após tratamento, cerca de 100 l/s.