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Audi aprova a fabricação em larga escala dos seus motores V6 a diesel para que motores a combustão possam utilizar combustíveis renováveis

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/02/2022 às 10:50
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Motor a diesel v6 da Audi em sua versão 3.0 – Reprodução/Automotive World

A Audi aprovou a fabricação em larga escala dos seus motores a diesel de seis cilindros para uso com óleo vegetal hidrotratado (HVO) como parte da transição da empresa para se tornar neutra em relação ao clima até 2050.

Segundo o Automotive World, desde meados de fevereiro, novos modelos da multinacional Audi selecionados com motores V6 e incluindo a unidade de 282 cv da empresa podem ser conduzidos com o uso de combustíveis renováveis (HVO). Os modelos incluem os SUVs A4, A5, A6, A7, A8 e os SUVs Q7 e Q8. O Q5 também ganhará um motor a diesel V6 compatível com óleo vegetal hidrotratado no início de março. Cada carro da Audi compatível com combustíveis renováveis pode ser identificado por um adesivo com a sigla ‘XTL’ na tampa do tanque de combustível. Os motores a diesel de quatro cilindros da empresa já são compatíveis com HVO. A Audi afirma que rodar um de seus veículos usando HVO pode reduzir as emissões de CO2 em 70-95% em comparação com o diesel produzido a partir de combustíveis fósseis. 

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“Como o índice de cetano do HVO é cerca de 30% mais alto, a combustibilidade dos motores é aprimorada. Os efeitos positivos disso são particularmente perceptíveis na partida a frio”, disse Matthias Schober, chefe de desenvolvimento de powertrain da Audi para V-TFSI, TDI e Modelos PHEV. 

“Testamos os efeitos em vários componentes, o desempenho e as emissões de escape em execuções de validação específicas antes de conceder a aprovação”, acrescentou. 

HVO é um tipo de biocombustível. Os biocombustíveis são criados a partir de recursos renováveis, como plantas, de resíduos como óleo de cozinha da indústria de alimentos ou de resíduos da agricultura. Quando combinados com hidrogênio, eles são capazes de substituir componentes fósseis em combustíveis diesel convencionais, ou podem ser usados ​​sem mistura como combustível 100% puro. 

Audi quer produzir os seus últimos carro a combustão em 2023

Oliver Hoffmann, diretor de desenvolvimento da Audi, disse: “Com nossa estratégia Vorsprung 2030, estamos perseguindo o objetivo claramente definido de que todos os novos modelos que lançamos em todo o mundo a partir de 2026 serão totalmente elétricos, uma contribuição essencial no caminho para a mobilidade neutra em carbono. 

“Ao mesmo tempo, estamos otimizando nosso portfólio de motores de combustão existente para obter mais eficiência e menos emissões. Uma maneira de fazer isso é criando as bases técnicas necessárias para o uso de combustíveis sustentáveis, como HVO”.

A Audi planeja produzir seu último carro de combustão interna em 2033. Para o futuro, a Audi e todo o Grupo Volkswagen planejam aprovar mais motores de combustão para combustíveis sintéticos renováveis, dando assim uma valiosa contribuição para a desfossilização.

Compatibilidade de motores de combustão com combustíveis renováveis (reFuels)

Com vários projetos-piloto, como a usina de geração de energia a gás em Werlte, a Audi adquiriu informações valiosas sobre a fabricação de combustíveis sustentáveis, que estão sendo utilizados em todo o Grupo Volkswagen. Essas experiências também são uma base importante para o desenvolvimento de conceitos para um sistema geral de energia sustentável.

O Grupo VW está cooperando com fabricantes de óleo mineral e outros fornecedores de energia e está contribuindo com seu conhecimento técnico para garantir a compatibilidade dos motores existentes com os reabastecimentos. Desde março de 2021, por exemplo, o R33 Blue Diesel ecológico está disponível nos postos de abastecimento da fábrica da Audi em Ingolstadt e Neckarsulm. Este gasóleo tem um componente renovável até 33%, baseada exclusivamente em materiais residuais e residuais. O R33 tem duas vantagens principais: Em primeiro lugar, reduz o CO2 em pelo menos 20% em comparação com o diesel fóssil.

Em segundo lugar, é um combustível premium que tem um efeito positivo no desgaste e na vida útil através de aditivos especiais. O R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalente atualmente, EN 590, e, portanto, é certificado para todos os veículos a diesel – mesmo os mais antigos. O Grupo Volkswagen desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do combustível e sua experiência ajudou a preparar o combustível para o mercado.

Além dos postos de gasolina da Audi e da VW, o combustível já está disponível em alguns postos públicos. No entanto, o combustível diesel fóssil com até 7% de teor de biodiesel ainda é a norma na Alemanha. Este combustível é indicado pelo símbolo B7 nos postos de abastecimento. Em breve, o R33 Blue Gasoline também estará disponível para motores a gasolina – o equivalente a gasolina do R33 Blue Diesel.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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