Citroën apresenta Oli, um conceito de carro elétrico futurista feito de materiais reciclados e recicláveis
Todas as atenções estão voltadas para a montadora Francesa Citroën, A empresa divulgou o protótipo de veículo elétrico que foi criado com a intenção de ser um EV diferente em todos os níveis. O Citroën Oli foi concebido sob os princípios de redução de peso e complexidade, utilizando materiais reciclados e recicláveis. Pensado para proporcionar acessibilidade, o veículo também foi concebido para ter uma vida útil mais longa.
Na próxima edição do Salão Automóvel de Paris, que está prevista para acontecer entre os dias 17 e 23 de outubro de 2022, a Oli estará, sem dúvida, presente no estande da Citroën. Quem for ao evento terá a oportunidade de conhecer o carro elétrico e ver suas diversas novidades. Começando com o logotipo atualizado da montadora, que agora é oval e modelado, baseado no primeiro que a empresa já usou. Veja o vídeo de apresentação divulgado pela empresa.
O Citroën Oli tem boa parte da sua construção feita de materiais reciclados
Materiais reciclados foram utilizados para uma parcela significativa da construção do automóvel, incluindo os bancos e a própria carroceria. Os assentos, por exemplo, contém cerca de 80% menos componentes do que um assento de automóvel típico, sendo estes substituídos por materiais reciclados.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
O teto e a traseira, por exemplo, foram projetados em colaboração com a BASF, uma importante empresa química. O teto e a traseira são construídos em papelão ondulado reciclado, mas com reforço de fibra de vidro, como resultado, eles são resistentes o suficiente para receber quantidades normais de chuva e sol, como um veículo convencional.
De acordo com a Citroën, o custo de manutenção para os proprietários será bastante modesto, no caso de necessidade de substituição de componentes. Caso precisem ser substituídos, a Citroen poderá fornecê-los de maneira ambientalmente responsável usando peças recicladas de outras unidades Oli que não estão mais em uso. Como todos os seus componentes podem, em princípio, ser trocados de forma fácil e barata, por serem reciclados, a montadora prevê que seu produto dure mais e tenha custos de manutenção mais baixos.
O carro elétrico reciclável da Citroën terá peso reduzido para um veículo do seu porte e contará com uma bateria com boa autonomia
O Citroen Oli deverá atingir seu peso mínimo reduzido, minimizando a quantidade de componentes usados e adaptando alguns de seus elementos estruturais usando papelão em vez de materiais convencionais como o aço. Ele supostamente pesará exatamente uma tonelada (1.000 kg), o que é muito leve considerando seu porte comparado a um Jeep Renegade. Esse peso já representa o total juntamente com o peso da bateria de 40 kW que lhe dará uma autonomia de 400 quilômetros, conforme declarado pelo fabricante.
Ainda não há preços listados para o Citroen Oli, uma vez que a montadora ainda não anunciou o veículo no mercado consumidor. No entanto, há expectativas de que a Citroen anuncie o automóvel comercialmente assim que o Salão do Automóvel de Paris chegar ao fim.