A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda está com as inscrições abertas para as mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos. No entanto, atente-se, o prazo para se inscrever está próximo do fim.
Conforme havia publicado o Click Petróleo e Gás recentemente, a Univesp está com milhares de vagas em cursos gratuitos. Na realidade, para ser mais preciso, a quantidade de vagas é de 23.322.
Essas oportunidades estão espalhadas por 425 polos, de 371 municípios, incluindo a capital, o interior e ainda o litoral. Para se ter uma ideia, somente na capital paulista, estão sendo ofertadas 4.632 vagas distribuídas entre os 52 polos localizados nos Centros Educacionais Unificados da prefeitura de São Paulo.
Os cursos oferecidos pela Univesp
Ao todo, conforme consta no edital, essas milhares de vagas estão divididas entre os seguintes cursos:
- Inscrições abertas! Embrapa oferece dezenas de vagas em novos cursos online (EAD) totalmente gratuitos e com geração de certificados para todo o Brasil
- MEC liberou 50.000 vagas para nova turma no curso online (EAD) gratuito em Neurociência e certificado pra todo o Brasil; não há limite de idade e nem processo seletivo, basta acessar a plataforma!
- MEC oferece novos cursos de inglês, espanhol e francês totalmente gratuitos online (EAD), sem processo seletivo e com certificado garantido, disponíveis para todo o Brasil
- Estude de casa em uma das Universidades mais importantes do mundo! Stanford liberou cursos online (EAD) totalmente gratuitos, legendados em português e certificados para todo o Brasil
- Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura);
- Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação);
- e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
Prazo para inscrições está próximo do fim
Como citado, os prazos para fazer a inscrição e conseguir uma das vagas está próximo do fim. Segundo o edital, os interessados têm até a próxima segunda-feira (08) para fazer a sua inscrição. Esse cadastro é feito no vestibular.univesp.br, sendo necessário pagar uma taxa de R$ 52.
Data das provas
Após o encerramento das inscrições, a próxima data importante é a da prova, marcada para acontecer no dia 26 de maio, às 13h. Até o momento, os locais ainda não foram anunciados, sendo tais informações previstas para o dia 21 de maio, a partir das 15h. Os aprovados iniciarão as aulas no final de julho deste ano.
Quem pode se inscrever para ingressar na Univesp
Para participar da prova da Univesp é preciso ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. Conforme o edital, os candidatos também devem responder ao questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.
Quem tenha interesse, pode usar suas notas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, que serão consideradas na prova objetiva e integradas à nota final.
Conforme a banca organizadora, a prova também contará com o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Por fim, a informação é que o gabarito oficial sairá em 27 de maio, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerão em 25 de junho, a partir das 15h.