Uno, Doblo e Grand Siena serão fabricados só até o final de 2021. Nova legislação derruba os três modelos da Fiat, assim como aconteceu em 2014 com a Kombi, da Volkswagen
2021 tem sido um ano de terror para a indústria automotiva, que tem sido marcada pela paralisação na produção, devido à falta de semicondutores, pelos preços cada vez mais altos de carros novos e usados e pela despedida de vários modelos do mercado brasileiro. Além disso, o ano foi marcado com a saída da Ford, que encerrou sua produção de veículos em janeiro, e os carros Ka, Ka Sedan e EcoSport deram adeus assim que terminaram os respectivos estoques. Já a multinacional Fiat terá que encerrar a produção do Uno, Doblo e Grand Siena. A lista não para de crescer e clássicos como Gol, Voyage e Saveiro da Volkswagen, também estão com os dias contados no Brasil.
Leia também
- Após interromper produção de veículos e largar o país, Ford Motor desembarca 450 carros no porto do ES e vai trazer 30 mil veículos para o Brasil produzidos em fábricas no exterior
- Honda, um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, para de desenvolver e fabricar motores a combustão a gasolina e a diesel
- Multinacional Volkswagen lança a nova Kombi, o clássico que permaneceu em produção até 1975 aqui no Brasil terá um sucessor!
- Após Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat, a multinacional Yamaha suspende produção de motocicletas em suas fábricas e põe funcionários de férias coletiva
- Chefão da Volkswagen anuncia encerramento da produçã
Isso pois, a partir de janeiro de 2022, passará a valer uma nova fase do Proconve, a L-7, e os três modelos da montadora italiana vão desaparecer pelas novas exigências de emissões do controle ambiental, assim como aconteceu, em 2014, com a icônica Kombi da Volkwsagen, pela exigência de airbags e freios ABS. Confira o vídeo abaixo:
Outros queridinhos no Brasil também se aposentaram, como é o caso do C3 e do Aircross, da Citroën; Up, da Volkswagen; Montana, da Chevrolet; e Etios Hatch e Sedan, da Toyota. Não bastasse essa crise, a multinacional Fiat terá que encerrar a produção do Uno, Doblo e Grand Siena.
- Projeto de mobilidade: Estado anuncia megapacote de investimentos com túnel subaquático e sistema integrado de transporte coletivo entre 11 cidades
- Adeus Volkswagen? Montadora anuncia fechamento de 3 fábricas e planeja demissões em massa de milhares de funcionários em medida drástica que pode impactar toda a indústria automotiva
- Tarcísio de Freitas bate o martelo e decreta investimento de R$ 6 bilhões para novo projeto colossal no Brasil que promete gerar quase 10 MIL empregos e destravar a indústria da construção civil brasileira
- Governo Federal autoriza inicio das obras para construção de nova ponte com 90 metros de extensão com investimento de R$ 6,1 milhões
A lista não para por aí. Segundo o jornalista Fernando Calmon, que é colunista do Portal AutoPapo, os “irmãos mais velhos” Gol, Voyage e Saveiro terão sobrevida até 2024 e seus substitutos já estão em desenvolvimento.
A lista vai crescer nos próximos meses. Confira quatro automóveis que estão com os dias contados no Brasil
Volkswagen Fox: lançado em 2003, o hatch surgiu como opção ao VW Gol, com carroceria mais alta, chegando a ser exportado para a Europa e, segundo Calmon, deixará de ser oferecido em nosso mercado no mês de dezembro. O jornalista afirma também que os “irmãos mais velhos” Gol, Voyage e Saveiro terão sobrevida até 2024 e seus substitutos já estão em desenvolvimento.
Fiat Uno: o queridinho do Brasil, que teve sua última geração lançada no país em maio de 2010, deixará de ser fabricado em Betim (MG) no dia 31 de dezembro. Contudo, o hatch compacto seguirá à venda durante um período no começo de 2022, enquanto durarem os estoques. Seu adeus será uma espécie de segunda despedida: a primeira geração do Uno, rebatizada como Mille, deixou de ser fabricada no fim de 2013 e até hoje é cultuada.
Grand Siena: enquanto o Fiat Argo “matou” o Palio, a chegada do Cronos, em fevereiro de 2018, não decretou o fim do Grand Siena. O sedã derivado do Palio permanece até hoje em linha, em versão única e com opções de motor 1.0 e 1.4 flex.
Doblò: Da mesma forma que o Uno, a multivan deixará de ser fabricada em Minas Gerais no fim deste ano, para continuar à venda enquanto houver estoque. Seu substituto será o Cronos, que irá ganhar versão mais simples para seguir atendendo a mesma clientela. Lançada no Brasil há 20 anos, a multivan Doblò teve a última grande atualização no fim de 2009, quando recebeu o visual que mantém até hoje. Mesmo com o avanço dos SUVs na preferência dos consumidores, o modelo resiste como o único da categoria no Brasil.
Após Chevrolet, Ford e Volkswagen, multinacional Fiat suspende produção de veículos em sua fábrica e põe 1900 funcionários de férias coletivas
Após a saída da montadora Ford do Brasil, a crise global de suprimentos e a pandemia, que fizeram fábricas de automóveis como Chevrolet, Honda, Audi (Volkswagen), Scania, Volvo e Mercedes-Benz, Renault e Nissan suspenderem produção de veículos, chegaram até a montadora Fiat e a indústria automotiva do país pode entrar em colapso.
A Fiat não informou o volume de veículos que deixará de ser produzido, e nem os modelos mais impactados nesta paralisação. Em março, a montadora também precisou interromper a produção pelo mesmo motivo.
As multinacionais Chevrolet, Volkswagen e Fiat tratam o ocorrido como uma suspensão, e não um encerramento definitivo da produção no Brasil.