Fundador do Eurasia Group palestrou no Opening Event do B20 Brasil sobre transição energética, biodiversidade e inteligência artificial.
Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group e a GZERO Media, preveem que os principais temas que devem ocupar a agenda global em 2024 incluem conflitos geopolíticos, relação dos Estados Unidos com a China, inteligência artificial e transição energética. O cientista político tem como papel ajudar líderes empresariais, formuladores de políticas e a sociedade em geral a compreender questões críticas, e fez uma análise sobre contexto econômico e geopolítico para o ciclo do B20 neste ano.
Além disso, Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group, ressaltou a importância da compreensão do cenário econômico e geopolítico para a tomada de decisões estratégicas. Bremmer é um dos principais analistas de risco político do mundo, e suas previsões e análises são amplamente reconhecidas e respeitadas no meio acadêmico e empresarial.
Conflitos geopolíticos comprometem estabilidade
As últimas notícias divulgadas pelo renomado especialista em política global Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group, indicam que três conflitos em diferentes partes do mundo estão afetando a estabilidade geopolítica.
- Ponte de 4,5 km vai unir duas cidades do Brasil após 50 anos de espera, transformando a infraestrutura e trazendo desenvolvimento econômico sem precedentes!
- 55.000 empregos vão ser gerados em novo projeto de mineração no Brasil no valor colossal de US$ 5 bilhões
- Disputa entre EUA e China alcança a indústria farmacêutica: disputa global pode fazer preços de medicamentos dispararem, dobrando valores no Brasil e impactando milhões ao redor do mundo!
- Drone militar de 10 toneladas da China impressiona com capacidade de liberar enxames de drones no ar
- A guerra em andamento entre Ucrânia e Rússia parece estar em um momento crítico, com a Ucrânia enfrentando dificuldades crescentes e o presidente russo, Vladimir Putin, confiante na possibilidade de uma vitória.
- No Oriente Médio, o conflito se estende para além de Gaza e Israel, envolvendo países como o Irã e gerando impactos que vão além das fronteiras da região, incluindo os Estados Unidos.
- Internamente, os Estados Unidos enfrentam um cenário político tumultuado, especialmente à medida que as eleições presidenciais se aproximam, uma situação que Ian Bremmer acredita ser perigosa, comparada à atuação das instituições brasileiras durante eventos semelhantes.
Apaziguamento na relação dos Estados Unidos com a China
Uma das dinâmicas geopolíticas mais instáveis, conforme apontado por Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group, é a relação entre os Estados Unidos e a China. No entanto, observa-se um período de apaziguamento, resultado de uma gestão mais cautelosa e focada em minimizar riscos até 2024. Esse cenário está diretamente relacionado às ações do presidente americano Joe Biden, ao mesmo tempo em que a China reconhece a importância de um engajamento mais amplo em âmbito internacional.
IA generativa vai afetar todos setores econômicos
Além disso, Ian Bremmer, presidente e fundador do Eurasia Group, destacou a crescente influência da inteligência artificial em todas as áreas da economia, ressaltando os desafios que líderes mundiais enfrentam ao delinear estratégias para lidar com essa realidade. Ele ressaltou a importância de investimentos nacionais nesse campo, enquanto expressou preocupação com a falta de progresso nessa área por parte de governos latino-americanos. Bremmer enfatizou que o crescimento da IA traz oportunidades significativas para diversos setores, mesmo que apresente riscos como instabilidade, desinformação e ameaças relacionadas à segurança digital.
Em relação a isso, Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group, enfatizou a importância da governança na era da IA, destacando o papel das empresas de tecnologia nesse cenário. Ele ressaltou a necessidade de os países, incluindo o Brasil, investirem em capital humano para acompanhar os avanços nessa área, a fim de evitar ficar para trás nessa corrida tecnológica.
O Brasil e a agenda verde: oportunidades da bioeconomia e transição energética
Além disso, Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group, ressaltou as oportunidades únicas para o Brasil no contexto da agenda verde, mencionando especificamente a bioeconomia e a transição energética. Ele destacou o potencial do Brasil em relação à biodiversidade em um momento em que outros países estão perdendo essa riqueza natural. Bremmer também reconheceu a estabilidade política do Brasil em um contexto global de instabilidade, com a preocupação sobre o financiamento adequado para a transição energética e a necessidade de liderança por parte de países mais desenvolvidos para atingir metas mais ambiciosas.
O lançamento do B20 no Brasil
O evento de lançamento do B20 Brasil, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com participação de Ian Bremmer, aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e contou com a presença de autoridades governamentais, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Geraldo Alckmin, e líderes empresariais nacionais e internacionais. Essa iniciativa representa uma oportunidade importante para o Brasil, à medida que o país assume a coordenação do evento, que integra o G20, além de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP).
Fonte: Portal da Indústria