1. Início
  2. / Indústria
  3. / Exército Brasileiro pode receber 12 novos helicópteros UH-60M Black Hawk dos EUA
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Exército Brasileiro pode receber 12 novos helicópteros UH-60M Black Hawk dos EUA

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/05/2024 às 18:18
Força Aérea Brasileira reforça sua frota aérea militar com aquisição de 12 novos helicópteros dos EUA atualizados e equipados com tecnologia de última geração
Foto: Exército vai comprar 12 helicópteros dos EUA

Força Aérea Brasileira (FAB) planeja comprar 12 novos helicópteros Black Hawk. Novos helicópteros da FAB serão adquiridos dos Estados Unidos e substituirão unidades antigas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está em meio a um processo de compra de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk oriundos da frota excedente das Forças Armadas dos Estados Unidos. A informação foi divulgada recentemente pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em uma sessão na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.

Conheça os novos helicópteros da FAB e quais serão substituídos

Segundo o Oficial-General, esta compra tem como objetivo substituir as 12 aeronaves mais antigas da frota de 94 helicópteros do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEc). Entre os novos helicópteros da FAB, estão oito HM-3 Cougar e quatro HM-2 Black Hawk, adquiridos há mais de duas décadas e que estão atingindo o final de sua vida útil.

Os UH-60M negociados pela Força Aérea Brasileira estão sendo escolhidos da frota excedente do US Army, e devem passar por revisão e atualização antes de serem enviados ao CAvEx. A compra será efetivada através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) dos Estados Unidos, e faz parte do Programa Estratégico da Aviação do Exército (Prg EE Av Ex).

Com mais de 20 anos em serviço, estão chegando ao fim da sua vida útil os Aerospatiale AS532UE Cougar (designação HM-3) e os Sikorsky S-70 Black Hawk (HM-2).

Os quatro HM-2 Black Hawk do CAvEx, matrículas EB 2001 a 2004, chegaram ao Brasil em 1997. Antes de serem incorporados à frota do 4º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Manaus (AM), eles cumpriram um período de apoio à missão de Observadores Militares Equador-Peru.

Saiba como os novos helicópteros da FAB serão adquiridos

O Exército dos EUA realizou uma encomenda, em junho de 2022, de 255 helicópteros UH-60M Black Hawk à Sikorsky, dentro do programa Multi-Year X, com duração de 5 anos.

No total, o programa prevê a fabricação de 120 unidades para o US Army e os excedentes, chamados de Excess Defense Articles, seriam disponibilizados para aquisição por países amigos via Foreign Military Sales (FMS). Os helicópteros que estão em processo de compra pelo Exército Brasileiro serão do “Excess Defense Articles”, isto é, serão novos de fábrica e não aeronaves usadas dos excedentes do US Army.

Desde a sua recriação, a Força Aérea Brasileira sempre adquiriu seus helicópteros novos de fábrica. No período entre 19 e 25 de abril, uma comitiva do COLOG, chefiada pelo General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, visitou o US Army Material Command (AMC), a Sikorsky e a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW). A comitiva se reuniu com o FMS e o AMC, para tratar do processo de compra G2G, uma vez que o FMS realiza o processo em coordenação com o US Army.

Tudo sobre os novos helicópteros da FAB

O novo helicóptero da Força Aérea Brasileira é um helicóptero bimotor de médio porte, equipado com um rotor principal de quatro pás e um rotor de cauda de quatro pás. A tripulação básica do UH-60 Black Hawk é de dois pilotos. As hélices do rotor são constituídas por um núcleo de titânio e são resistentes ao fogo de até 23mm e são equipadas com sensores pressurizados capazes de detectar a perda de pressurização do rotor.

O helicóptero está equipado com dois motores turbo-eixo General Electric T700-GE-700 com potência nominal de 1622 cavalos cada, sendo que podem ainda ser instalados motores T700-GE-701 CC/D com potência de 1940 cavalos. O combustível interno é armazenado em dois tanques resistentes a colisões com capacidade de 1363 L.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x