A americana Chevron dá prosseguimento de seu primeiro projeto no Pré-sal brasileiro e planeja perfurar dois poços na Bacia de Santos
A petroleira Chevron deu entrada no Ibama em um pedido de licenciamento para explorações na área do bloco S-M-764, no pré-sal da Bacia de Santos.
O motivo foi o novo foco da empresa (o Pré-sal) e dependendo dos resultados satisfatórios do primeiro poço a Chevron já planeja realizar uma segunda perfuração na área que arrematou na 15° rodada da ANP.
O fato só confirmou o planejamento da companhia, de focar no pré-sal, conforme o Click Petróleo e Gás havia informado, a empresa vendeu sua participação no campo do Frade para a PetroRio, para realizar tal objetivo.
A área que receberá as perfurações da Chevron é o primeiro projeto da companhia no pré-sal e está localizada a uma distância de 270 km da costa do estado do Rio de Janeiro (em relação ao município de Arraial do Cabo) e lâmina d’água de 2.750m de profundidade.
-
A nova reunião do BRICS, convocada por Lula, tem como eixo a criação de mecanismos de comércio em moedas locais para escapar da pressão do dólar
-
Escassez de mão de obra chega no Nordeste! Trabalhadores recusam carteira assinada com medo de perder o Bolsa Família
-
Que tal aprender tudo sobre informática sem gastar 1 real por isso? Instituto Federal (IFRS) abre vagas para cursos EAD com certificado e sem necessidade de provas sobre diferentes setores da informática
-
Estradas de concreto duram até 30 anos, 3x mais que o asfalto brasileiro: por que não fazemos estradas como os americanos?
A Chevron detém participação de 40% no bloco e tem como sócias a alemã Whintershall, com uma participação de 20% e a espanhola Repsol, que detém 40%.
A área foi arrematada durante a 15° rodada da ANP e o consórcio pagou R$ 131,9 milhões de bônus de assinatura pela concessão. Toda a logística da campanha de perfuração será feita pelo Porto do Açu, no norte fluminense.
O novo foco da Chevron
Confirmando o seu planejamento de priorizar o pré-sal, a Chevron anunciou em abril a compra a Anadarko por US$ 33 bilhões e aumentou suas participações no Brasil.
A Chevron com a operação, ampliou seu portfólio no Brasil, de oito para dez áreas e agora é dona 30% e 33%, que era da Anadarko, nos blocos C-M-101 e C-M-61 (bacia de Campos), respectivamente.
A Chevron possui participação em mais quatro áreas da Bacia de Campos, são elas: C-M-791 (40%), C-M-821 (40%), C-M-823 (40%) e no campo de Papa-Terra (37,5%).
A Petroleira também marca presença na Bacia de Santos, onde possui participações no CE-M-715 (50%), na Bacia do Ceará; no bloco S-M-764 (40%), e nas áreas de partilha Três Marias (30%) e Saturno (50%).
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.