1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após receber denúncias, à ANP quer adicionar corante ao óleo diesel marítimo para diferenciar do S10
Tempo de leitura 2 min de leitura

Após receber denúncias, à ANP quer adicionar corante ao óleo diesel marítimo para diferenciar do S10

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 03/03/2023 às 09:12
óleo diesel marítimo abastecendo carros espanta
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O diesel marítimo não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode acarretar em prejuízo aos consumidores

A alteração da Resolução ANP, a Resolução nº.903/2022, que estabelece as especificações dos combustíveis para uso aquaviário e suas restrições de comercialização, foi aceita hoje (2/3) pela Diretoria da ANP e será incluída na Agenda Regulatória da Agência. Como parte da mudança planejada, será necessário que o óleo diesel marítimo seja colorido.

A ideia visa impedir a venda ilegal de óleo diesel marítimo, distinguindo-o claramente do óleo diesel rodoviário S10. A ANP tem ouvido que algumas empresas estão comercializando combustível marítimo como se fosse rodoviário devido à diferença de preço, o que lhes dá uma vantagem injusta.

Especificações do óleo diesel marítimo

O diesel marítimo, que pode conter até 0,5% de enxofre (5.000 mg/kg de enxofre), não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode causar problemas no motor e danos ao sistema de pós-tratamento. Como resultado, pode causar uma maior liberação de gases causados pela combustão do combustível.

Para isso, a ANP começou a estudar a viabilidade de colorir o diesel marítimo. O Centro de Pesquisa e Análise Técnica (CPT) da Agência conduziu a pesquisa e suas descobertas sugeriram o uso de um corante violeta.

Consulte a Resolução ANP nº 903/2022 para mais informações sobre este tema. A ANP poderá iniciar o ritual dessa revisão, que incluirá novas consultas e audiência pública, uma vez incluída na Agenda Regulatória.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos