O diesel marítimo não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode acarretar em prejuízo aos consumidores
A alteração da Resolução ANP, a Resolução nº.903/2022, que estabelece as especificações dos combustíveis para uso aquaviário e suas restrições de comercialização, foi aceita hoje (2/3) pela Diretoria da ANP e será incluída na Agenda Regulatória da Agência. Como parte da mudança planejada, será necessário que o óleo diesel marítimo seja colorido.
A ideia visa impedir a venda ilegal de óleo diesel marítimo, distinguindo-o claramente do óleo diesel rodoviário S10. A ANP tem ouvido que algumas empresas estão comercializando combustível marítimo como se fosse rodoviário devido à diferença de preço, o que lhes dá uma vantagem injusta.
Especificações do óleo diesel marítimo
O diesel marítimo, que pode conter até 0,5% de enxofre (5.000 mg/kg de enxofre), não foi projetado para ser usado em veículos automotores e pode causar problemas no motor e danos ao sistema de pós-tratamento. Como resultado, pode causar uma maior liberação de gases causados pela combustão do combustível.
-
Petrobras mobiliza sonda de perfuração no Amapá para avaliação ambiental decisiva
-
Navios classe Handy: entenda por que a nova frota da Petrobras de US$ 278 milhões é estratégica para o transporte marítimo entre portos do Brasil, o abastecimento nacional e a geração de 1,5 mil empregos
-
Gás natural mais acessível: potencial para impulsionar o crescimento econômico
-
Minicérebros na detecção de vazamentos de petróleo recebem investimento de até R$ 16 milhões em projeto inédito com apoio internacional
Para isso, a ANP começou a estudar a viabilidade de colorir o diesel marítimo. O Centro de Pesquisa e Análise Técnica (CPT) da Agência conduziu a pesquisa e suas descobertas sugeriram o uso de um corante violeta.
Consulte a Resolução ANP nº 903/2022 para mais informações sobre este tema. A ANP poderá iniciar o ritual dessa revisão, que incluirá novas consultas e audiência pública, uma vez incluída na Agenda Regulatória.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.