As obras de pavimentação da BR-163, importante via de ligação de Mato Grosso com portos no Pará, iniciaram pelo Governo em 1970.
As obras de pavimentação da BR-163/PA, entre Sinop/MT e Miritituba/PA foram inauguradas um ano após a promessa feita pelo Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas compareceram ontem (14) a cerimônia de inauguração. O impacto de obras de infraestrutura na economia do Brasil
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A rodovia, importante via de ligação de Mato Grosso com portos do Rio Tapajós, no Pará, começou a ser construída na década de 1970, mas só foi concluída ao longo do último ano. A obra foi executada por dois batalhões de engenharia e construção do Exército, que resultou no asfaltamento dos últimos 51 quilômetros que faltavam.
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A obra garante o escoamento da safra de grãos que sai do centro do Brasil, sobretudo do estado do Mato Grosso, até os portos do Pará, com destaque para Miritituba. Para a conclusão do trecho, o Governo Federal investiu cerca de R$ 158 milhões.
O ministro afirmou que a obra na BR-163/PA já transformou a vida dos milhares de caminhoneiros que circulam pela rodovia. “Sabemos que é somente o início de um ciclo que só tende a gerar mais benefícios para a região”, ressaltou.
Tarcísio lembrou ainda da dificuldade dos caminhoneiros, em fevereiro de 2019, de transitar pela BR, onde ficaram cerca de 10 dias parados no trecho. “Os caminhoneiros acreditaram no Governo Federal. Estamos escrevendo a história! Esse é o momento de celebrar e amanhã de trabalhar”.
“Aos caminhoneiros, naquela época, trouxe a promessa do presidente Jair Bolsonaro e reafirmei o compromisso de concluir a pavimentação da BR-163/PA até o final de 2019”, lembrou o ministro. “O time do presidente sabia o que fazer para concluir a obra. E fizemos!”, concluiu.
Caminhoneiros que enfrentavam filas e atoleiros na BR-163/PA podem comemorar! Com a pavimentação do trecho entre SINOP/MT e Miritituba/PA concluída, em novembro de 2019, trafegar pela região passou a ser mais rápido e mais seguro!
Com a conclusão, todos ganham! O produtor paga menos para o transporte da carga e o caminhoneiro consegue realizar mais viagens em menos tempo, faturando mais no fim do mês!
Além disso, segundo o Movimento Pró-Logística, que representa os produtores que pagam pela carga transportada por caminhoneiros, estima-se aumentar, em 2020, cerca de 30% da movimentação de veículos e cargas no trecho. O Brasil Já Mudou e segue a passos largos rumo ao desenvolvimento!
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