Alguns meses após lançar seu primeiro carro movido a energia solar, empresa da Holanda anuncia falência. O primeiro carro elétrico movido a energia solar entrega ótimo desempenho e chega a custar R$ 1,2 milhão.
Apesar de parecer uma boa ideia, instalar painéis de energia solar em um veículo e fazer um carro movido a energia solar é algo um pouco complexo, tendo em vista que, na realidade, isso é pouco viável por conta dos fatores como eficiência dos painéis solares, custo da tecnologia e, também, devido à viabilidade do carro em locais menos ensolarados. Desta forma, marcas que podem ir da Toyota à Lightyear vêm realizando investimentos nesta ideia, mas recentemente a Lightyear acabou de declarar falência.
Carro movido a energia solar da Lightyear custa R$ 1,2 milhão
A montadora holandesa anunciou em seu site oficial o pedido de falência da subsidiária Atlas Technologies, que, basicamente, é responsável pela produção de seu único carro, chamado de Lightyear 0, lançado há alguns meses.
Segundo a empresa em nota, a Lightyear lamenta ter que fazer este anúncio a todos os empregados, investidores, clientes e fornecedores. No total, 600 colaboradores foram impactados, sem contar aqueles da fábrica que produz o carro movido a energia solar, na Finlândia.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Sendo comercializado há poucos meses, o Lightyear 0 já mostrava sua complexidade no preço, de aproximadamente US$ 250 mil, o que em conversão direta equivale a R$ 1,2 milhão. Fabricado em ritmo aproximado de um carro por semana, ele utilizava 5m² de painéis solares em seu teto e capô, a fim de complementar a bateria de 60 kWh.
Segundo a empresa, esta união era suficiente para que o carro movido a energia solar entregasse 625 km de autonomia, em ciclo WLTP. Ainda mais impressionante era o anúncio de que, a 110 km/h, a autonomia na estrada seria de 560 km, onde 70 destes viriam da energia solar.
Carro movido a energia solar conta com 170 cavalos
Outras promessas complicadas de cumprir incluíam a capacidade de acrescentar 300 km de alcance apenas ligando o carro à tomada doméstica. O Lightyear 0 conta com tração nas quatro rodas, totalizando 170 cavalos de potência e um torque incrível de 175,4 kgfm.
Outros componentes de alto desempenho do carro elétrico incluem carroceria extremamente aerodinâmica com painéis de fibra de carbono e bomba de calor, cerca de três vezes mais eficiente que um aquecedor convencional.
Entre os próximos passos do pedido de falência, é preciso cuidar da dispensa dos colaboradores e decidir o futuro das patentes desenvolvidas para o carro elétrico. Mesmo assim, os responsáveis por este projeto acreditam que o Lightyear 2, que até então é apenas um pequeno projeto, poderá sobreviver e sair do papel em um futuro próximo. O desafio neste caso é ainda maior, tendo em vista que o modelo era cotado para ser uma opção mais acessível, com um preço menor que US$ 50 mil.
Toyota lança carro elétrico que utiliza painéis de energia solar
Em novembro do último ano, a Toyota apresentou a quinta geração de seu carro híbrido Prius. Esta nova versão do modelo conta com um novo visual exterior e novas características interiores. Há quase 30 anos no mercado, o Toyota Prius se tornou um ponto de referência no mercado de automóveis híbridos.
O novo modelo conta com um sistema inovador, com uma placa de energia solar que promete estender a autonomia em até 1.250 km anuais.
A montadora do Japão ressalta que o sistema do modelo utiliza radiação solar captada por uma placa solar montada no teto para transformá-la em eletricidade para as baterias enquanto o modelo está estacionado.