MENU
Menu
Início Após Ford encerrar produção e deixar o Brasil, Stellantis, dona das marcas Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, fecha fábrica de motores da Fiat que operava há 25 anos no país e que produziu mais de 1,5 milhão de propulsores

Após Ford encerrar produção e deixar o Brasil, Stellantis, dona das marcas Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, fecha fábrica de motores da Fiat que operava há 25 anos no país e que produziu mais de 1,5 milhão de propulsores

2 de novembro de 2022 às 15:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
ford - Stellantis -Jeep - Citroën - Peugeot - Ram - motores - Fiat 

Encerramento da produção de motores da Fiat foi comunicado ao governador do Estado do Paraná, para que o governo local possa tentar encontrar um possível comprador para a fábrica.

Após Ford encerrar produção e deixar o Brasil, o Grupo Stellantis, dono das marcas Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, fecha fábrica de motores da Fiat com 25 anos de operação em Campo Largo – PR. A unidade conta com 210 funcionários, e montadora propôs realocá-los para outras unidades da empresa pelo país ou auxiliar na transição de quem quiser ficar pela região.

Atualmente, a Fiat só produzia nesta unidade os motores 1.8 para serem usados na versão de exportação do Fiat Toro para países da América Latina, onde se chama Ram 1000. Esses motores equiparam no passado a Toro nacional, além do Jeep Renegade e das linhas Punto, Palio, Argo, Strada e Siena. Mas com a chegada de novas regras de emissão para motores produzidos no Brasil, o e.TorQ saiu de linha, sendo substituído por motores turbinados.

Artigos recomendados

Com isso, toda a produção de motores da empresa ficará concentrada em Betim (MG), onde há outra planta de motores das marcas Jeep e Fiat, com melhores condições logísticas.

Fiat e.TorQ sai de linha e será substituído por motores turbinados

Confira a nota na íntegra:

“A Stellantis segue com o plano estratégico de neutralizar globalmente suas emissões até 2038.

Dentro das medidas que visam acelerar a redução de 50% em emissões de carbono já em 2030, decidiu concentrar a produção em motores mais modernos, que além de atenderem às novas e futuras regulamentações, oferecem ao consumidor os mais altos níveis de tecnologia, economia, performance e eficiência, em linha com a tendência global de downsizing.

O foco na fabricação de motores mais modernos foi antecipado pela Companhia, que já propôs a transferência de trabalhadores para outras de suas unidades no Brasil, ao mesmo tempo em que auxilia na transição dos que decidirem permanecer junto às demais empresas locais. A partir de hoje, todo apoio individual será fornecido pela empresa.

A Companhia também trabalha com investidores para desenvolver projetos futuros e inovadores na área.

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse o site da empresa

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR