Nova mudança antes da troca de geração dos modelos A4 e A5 da Audi: uma emoção e tanto para os amantes de carros com tração integral!
Neste ano, a Audi está prestes a reformular sua linha de carros médios na Europa, com as atuais gerações do A4 e A5, lançadas entre 2015 e 2016, sendo substituídas. Até lá, o A4 vai sair de cena temporariamente, dando lugar à próxima geração do A5, que virá nas versões Sportback e Avant, ainda com motores a combustão, seja híbridos-leves ou plug-in, competindo diretamente com o BMW Série 3 e Mercedes Classe C, de acordo com motor1.
Por volta de 2026 ou 2027, o nome A4 deverá retornar como um modelo totalmente elétrico, usando a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida pela Audi em conjunto com a Porsche. Enquanto isso, o Brasil celebra o retorno das versões com tração integral do A4 sedã e A5 Sportback.
O retorno da tração integral
Até 2021, os Audi A4 e A5 eram oferecidos no Brasil com motores 2.0 turbo de 190 cv, com tração dianteira, ou 252 cv, com tração quattro. No entanto, as versões com tração integral foram descontinuadas devido às novas normas ambientais do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Agora, a marca decidiu que todos os seus modelos no Brasil, exceto o A3, serão vendidos exclusivamente com tração integral. Dessa forma, as novas versões do A4 e A5 Sportback chegam com transmissão quattro e motores de 204 cv.
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Novidades e equipamentos
O Audi A4 está disponível em duas versões: a Prestige, custando R$ 334 mil, vem equipada com faróis full LED, bancos traseiros rebatíveis 40/20/40 e lanternas traseiras com LEDs dinâmicos. A versão S-line, por R$ 360 mil, inclui ar-condicionado de três zonas, bancos esportivos com memória de ajuste elétrico, acabamentos de alumínio, volante de base reta e teto solar de série.
O Audi A5 Sportback também é oferecido em duas versões. A Advanced, a partir de R$ 360 mil, vem com teto solar, ar-condicionado de três zonas, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, ACC, faróis full LED Matrix e rodas de 19 polegadas. A versão topo de linha S-line, por R$ 395 mil, traz rodas de 20 polegadas, teto com forração preta, memória nos bancos e outros detalhes premium. Ambos os modelos oferecem pacotes opcionais, como o pacote Black e o som Bang & Olufsen.
Design e desempenho
Apesar das diferentes nomenclaturas, o A4 e o A5 Sportback são essencialmente o mesmo carro, diferenciando-se apenas na carroceria: o A4 é um sedã clássico, enquanto o A5 Sportback possui um design liftback com acesso ampliado ao compartimento de bagagem. Ambos compartilham a mesma distância entre eixos de 2,82 m e comprimento total, com o A4 sendo ligeiramente mais longo em 5 milímetros.
O porta-malas do A5 oferece 465 litros de espaço, comparado aos 460 litros do A4. A tração integral adiciona 55 quilos ao peso de ambos os modelos, resultando em 1.685 kg para o A5 e 1.645 kg para o A4. Eles prometem um consumo de cerca de 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, acelerando de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,7 segundos, com uma velocidade máxima de 210 km/h.
História da tração integral na Audi
Desde os primeiros Audi em 1910 com tração traseira até a introdução da tração integral nos anos 80, a marca evoluiu significativamente. Foi em 1980 que a Audi lançou o icônico Audi Quattro, revolucionando o mundo dos ralis e moldando a identidade da marca. Hoje, o termo “quattro” designa vários sistemas de tração integral, incluindo Torsen, Haldex, Ultra e os utilizados nos modelos elétricos.
Os sistemas de tração integral proporcionam desempenho aprimorado e maior controle em diferentes condições de estrada, sejam elas secas, molhadas ou cobertas de neve. No Brasil, a introdução da tração integral nos A4 e A5 promete uma condução mais segura e eficiente, especialmente em estradas desafiadoras.
Primeiras impressões na estrada
Durante um evento de apresentação no campo de provas da Goodyear em Americana (SP), tivemos a oportunidade de testar os novos Audi A4 e A5 Sportback com o sistema quattro Ultra. A sensação de segurança proporcionada pela tração integral é notável, mesmo sabendo que, em condições normais, o sistema só ativa o eixo traseiro por cerca de 10% a 15% do tempo total.
Portanto, a chuva no dia da apresentação ajudou a destacar a eficácia do sistema, especialmente em curvas fechadas e acelerações fortes. A condução dos A4 e A5 continua refinada, com uma posição de dirigir perfeita e volantes de excelente empunhadura, proporcionando uma conexão íntima. A tração integral melhora a estabilidade e o desempenho, tornando a experiência ao volante mais envolvente e segura.
Em suma, o retorno dos Audi A4 e A5 com tração integral ao Brasil marca uma fase emocionante para os entusiastas da marca. Combinando desempenho, tecnologia e segurança em um pacote atraente e moderno.