1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz.
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 25/11/2023 às 10:09
Aneel, Energia Elétrica
Nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país

Nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país, o que possibilitou manter a estabilidade energética em um contexto altamente favorável para o setor. Além disso, a manutenção do nível foi fundamental para garantir o fornecimento contínuo de energia para a população e as indústrias.

A bandaelétrica verde, quando não há taxa adicional, indica que o custo de produção de energia está baixo. Em contrapartida, as bandeiras amarelas e vermelhas 1 e 2 representam um aumento no custo de geração e a necessidade de acionar usinas térmicas, que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

A bandaelétrica verde entrou em vigor a partir de abril de 2022 e é aplicável a todos os consumidores que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O sistema de sinalização tarifária foi estabelecido em 2015 com o objetivo de informar aos consumidores sobre os custos de geração de energia no país, além de amenizar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Anteriormente, os custos adicionais de energia em momentos de maior dificuldade na geração eram repassados para as tarifas apenas durante o reajuste anual de cada empresa, com a incidência de juros. No modelo atual, esses custos extras são cobrados e repassados mensalmente para as distribuidoras por meio da ‘conta Bandeiras’.

Manutenção da Bandeira Tarifária Verde em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou, hoje, que irá manter a bandeira tarifária verde em vigor durante o mês de dezembro. Com a determinação, as faturas de eletricidade continuarão sem acréscimo de custos extras no próximo mês. A decisão foi baseada nas condições favoráveis de geração de energia no país.

Devido ao alto nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, não será necessário recorrer a fontes mais dispendiosas, como as termelétricas. Portanto, a previsão inicial feita no início do ano de que não haveria acionamento de uma bandeira tarifária mais cara em 2023 foi confirmada, totalizando 20 meses sem a cobrança de custos adicionais nas tarifas de energia.

Fonte: InfoMoney

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x