1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / ANAC solicita novo concurso público com 256 vagas para candidatos de nível médio e superior
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

ANAC solicita novo concurso público com 256 vagas para candidatos de nível médio e superior

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/11/2023 às 13:24
ANAC solicita novo edital de concurso público com 256 vagas para candidatos de nível médio e superior
Foto: Divulgação

A ANAC requisita a abertura de um novo edital para concurso público, ofertando 256 vagas para candidatos de níveis médio e superior, em resposta à crescente demanda por colaboradores.

Há tempos a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vem sinalizando uma necessidade muito grande na recomposição de servidores do seu quadro. Por este motivo, o órgão solicitou um novo edital de concurso público para provimento de 256 vagas. O novo pedido foi realizado porque o edital, que já está autorizado com 70 vagas para especialista, não será suficiente para suprir a demanda de pessoal na Agência.

Confira a lista de vagas ofertadas no concurso público ANAC

Para se ter uma noção, atualmente, o quadro possui 569 cargos vagos. Esse número leva em conta as funções de especialista, analista administrativo, técnico administrativo e técnico em regulação.

O cargo de Especialista em Regulação conta com 273 cargos vagos, já o Analista Administrativo conta com 89 cargos vagos, o Técnico Administrativo conta com 56 cargos vagos e o Técnico em Regulação conta com 151 cargos vagos.

O novo pedido de concurso público  ANAC abrange não apenas o cargo de especialista, como também oportunidades para analista administrativo e técnico em regulação de aviação civil.

Segundo a superintendente responsável, já foi reforçado ao Ministério da Gestão e Inovação a  necessidade de autorização novamente para complementar as vagas de especialistas que não foram contempladas dessa vez e também foi pedido concurso para analista administrativo, que é uma outra carreira de nível superior, mais voltado para as atividades, meio atividades e atividades administrativas.

Além disso, também foi pedido autorização para técnico em regulação de aviação civil, que é uma carreira finalística que lida com a aviação, de nível médio.

Detalhes do novo concurso público ANAC para especialista

No total, serão contempladas 70 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil. Além disso, os futuros servidores terão que possuir disponibilidade para viagens.

A realização do certame tem como foco sanar a escassez da força de trabalho e promover a continuidade do fortalecimento institucional da Agência, como resposta frente aos desafios e ações futuras assumidos junto à sociedade brasileira.

Vale destacar que a Agência Nacional de Aviação Civil, uma das agências reguladoras federais do País, foi desenvolvida para regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil.

Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). As ações da ANAC se enquadram nos macroprocessos de certificação, normatização, fiscalização e representação institucional.

Como foi o último concurso público ANAC?

O último concurso ANAC foi realizado em 2015, sob organização da Escola de Administração Fazendária (ESAF). Na ocasião, foram ofertadas 150 vagas para vários cargos de nível médio e superior. Para todos os cargos a validade do concurso foi prorrogada. A maioria expirou em 2018. Unicamente para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil/Área 2, o prazo terminou em junho de 2019.

A prova objetiva do concurso público foi realizada para todos os cargos, assim como a prova discursiva para todos os cargos. A avaliação de Título Acadêmico e da Experiência Profissional foi apenas para os cargos de nível superior (classificatório).

Apenas foi considerado habilitado a prosseguir no concurso o candidato classificado por cargo ou áreas que atenderam às seguintes condições: tenha obtido, no mínimo, 40% dos pontos ponderados correspondentes a cada uma das provas objetivas, no mínimo 50% do somatório dos pontos ponderados totais de todas as provas objetivas, no mínimo 50% da pontuação total referente à prova discursiva, não ter obtido nota zero em nenhuma das disciplinas que integram todas as provas objetivas e ter sido habilitado na Segunda Etapa do concurso quando se tratar do cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x