A companhia está adaptando um modelo de navio rebocador para a iniciativa de sustentabilidade e cogita apresentar o projeto até o fim de 2023. A utilização da amônia como combustível na embarcação da Amogy contribui para mais compromisso ambiental.
A multinacional Amogy, focada na descarbonização do setor de transportes global, está com mais uma iniciativa de inovação e sustentabilidade. Ela irá adaptar um modelo de navio rebocador para a utilização de amônia como o combustível na embarcação, tornando esse o primeiro navio do tipo. Ela está usando um rebocador originalmente construído em 1957 para o projeto, buscando a melhor alternativa para o uso da substância em substituição a outros componentes no transporte.
Novo projeto de navio rebocador sustentável movido à amônia é a grande aposta da Amogy para diversificar o combustível no setor de transportes global
Criada com o objetivo de contribuir com a descarbonização do setor de transportes global, a Amogy continua buscando novas iniciativas de sustentabilidade para o ramo.
Agora, ela se prepara para lançar o primeiro navio movido à amônia do mundo, em um projeto de pioneirismo no segmento.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Nova lei revoluciona combustíveis no Brasil: o segredo do diesel verde que pode transformar gordura em energia!
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
O rebocador, originalmente construído em 1957, está sendo adaptado pela companhia para utilizar a substância limpa como combustível principal nas operações.
“Colocar a primeira embarcação movida a amônia na água sinaliza um grande marco na jornada para o transporte de emissões zero, já que a amônia deve se tornar a principal fonte de combustível para os navios de carga gigantes do mundo até 2050”, destacou a empresa.
A tecnologia utilizada pela companhia no navio movido à amônia utiliza a amônia líquida por meio de seus módulos de craqueamento integrados a um sistema híbrido de célula de combustível.
Dessa forma, a Amogy consegue alimentar o motor da embarcação de forma eficiente, permitindo assim a neutralização das emissões de carbono durante as operações.
Esse é um dos principais problemas enfrentados pelo setor de transportes atualmente. Com o projeto de inovação da empresa, a utilização do combustível como alternativa à emissores de carbono pode contribuir para a descarbonização do segmento.
Seonghoon Woo, CEO da Amogy, disse estar orgulhoso do trabalho da companhia em prol do bem-estar e meio ambiente global.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar a primeira embarcação movida a amônia ainda este ano — especialmente por causa da esperança, promessa e antecipação que a amônia construiu como um combustível de emissão zero na indústria”, afirmou o especialista.
Projeto da Amogy de navio rebocador movido à amônia contará com a parceria da Yara Clean Ammonia (YCA) e outras companhias do mercado global
Para desenvolver o projeto de alternativa do combustível de seu novo rebocador, a Amogy contará com a amônia verde da companhia Yara Clean Ammonia (YCA).
Além disso, outros grandes players do mercado global de transportes e energia contribuirão com o projeto.
A C-Job Naval Architects, empresa independente de design de navios e a Feeney Shipyard, companhia da qual a Amogy adquiriu o rebocador, também farão parte da iniciativa de sustentabilidade e descarbonização.
Ela ainda trabalhará com a Unique Technical Solutions (UTS) para os sistemas elétricos durante os testes do navio rebocador.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos e a sociedade de classificação DNV estão participando ativamente do desenvolvimento do projeto de combustível da Amogy, garantindo todos os padrões de segurança marítima.
A empresa já conseguiu US$ 70 milhões em financiamento de investidores e, até o fim de 2023, lançará o projeto oficial do novo navio rebocador movido à combustível de amônia.