A proposta deverá atender com energia limpa os mais de 700 mil bares, restaurantes e supermercados espalhados no Brasil que fazem parte da rede de distribuição da Ambev
A partir de iniciativas de inovação de grandes empresas para a transformação de seu negócio e/ou desenvolvimento, a Ambev, através de sua corporate venture Z-Tech, anunciou um investimento na Lemon, startup que facilita a conexão entre a geração de energia limpa e os negócios com o uso de tecnologia. A informação foi divulgada pelo portal NeoFeed nesta segunda-feira (05).
Leia também
- NextEra, a maior geradora de energia solar e eólica global, ultrapassa em valor de mercado a petroleira mais valiosa do mundo ExxonMobil
- DISA Petrolífera compra todos os ativos da Petrobras Uruguay por 61,7 milhões de dólares
- Projeto de gás natural deve sair do papel em Rondônia com a adequação da Nova Lei do Gás
A Lemon desenvolveu uma forma inovadora para empreendimentos consumirem energia sustentável. A ideia é levar essa proposta para os mais de 700 mil bares, restaurantes e supermercados espalhados no Brasil que fazem parte da rede de distribuição da Ambev. Esse é o quarto investimento da companhia no país.
Segundo Roberto Guido, CEO da Z-Tech no Brasil, eles querem fomentar o ecossistema de pequenos e médios negócios. “Com a Lemon, poucas vezes vi um alinhamento tão grande com o que a gente quer construir”, disse.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Criada pela AB InBev, dona da Ambev, a Z-Tech atua como um hub de inovação, cuja missão é digitalizar o pequeno varejo e buscar soluções para que sejam mais eficientes ou possam reduzir seus custos. Está presente nos Estados Unidos, México e Brasil.
O montante da Z-Tech, da rede Ambev, e da Capitale Energia é o segundo que a Lemon recebe. A startup conseguiu investimentos de US$ 1 milhão, em setembro de 2019, para desenvolver seus projetos de energia limpa.
Tecnologia inovadora da Lemon permite fornecer energia limpa sem necessidade de instalação de placa
A Lemon faz a conexão de usinas de energia limpa, proveniente de fontes renováveis como solar ou eólica, a rede de grandes distribuidores. Essa energia é transformada em créditos, que são descontados na conta das empresas que são clientes da Lemon, ou seja, é como se uma empresa estivesse alugando placas solares para produzir energia solar.
A startup pretende expandir seus projetos em virtude da parceria com a Ambev e do aporte da Z-Tech. O plano é fechar acordos com 10 distribuidores de energia e começar a oferecer seu serviço em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e alguns estados do Nordeste.
Atualmente, a startup Lemon tem capacidade de 300 megawatts de energia limpa, o equivalente para atender 40 mil estabelecimentos comerciais.