1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Almejando produzir 100 mil veículos por ano, chinesa Great Wall Motors diversifica seu portfólio e afirma que fabricará elétricos e híbridos no mercado brasileiro
Tempo de leitura 3 min de leitura

Almejando produzir 100 mil veículos por ano, chinesa Great Wall Motors diversifica seu portfólio e afirma que fabricará elétricos e híbridos no mercado brasileiro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/10/2021 às 10:12
Great Wall Motors - GWM - carros elétricos- carros híbridos -
GWM anuncia estreia no mercado brasileiro com a fabricação de carros eletricos e híbridos – crédito: Divulgação/Great Wall Motors

A Great Wall Motors se prepara para sua estreia no mercado brasileiro e afirmou de antemão que não será com picapes, e sim com carros elétricos e híbridos. A fabricante chinesa destacou que aplicará um investimento de R$ 4 bilhões para produzir 100 mil veículos anuais no Brasil

A Great Wall Motors (GWM) já montou sua estratégia para entrar no mercado brasileiro e não será com nenhuma picape, como está sendo divulgado nas redes sociais, mas sim com carros elétricos e híbridos. O plano da montadora da China por aqui terá início após a transferência formal da unidade de Iracemápolis, situada no interior de São Paulo, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de dezembro.

Leia também

Great Wall Motors: Iracemápolis receberá investimentos de R$ 4 bilhões com a estimativa de produzir 100 mil veículos por ano

O diretor de relações governamentais e externas da Great Wall Motors, Pedro Betancourt, afirmou que a empresa terá carros híbridos e carros elétricos já no início das suas operações em território nacional.

O executivo deu ênfase que haverá nacionalização no portfólio da empresa. Betancourt explica que a estratégia global da Great Wall Motors tem como base a inovação constante e no mercado nacional não será diferente. Sendo assim, a empresa não terá produtos “tropicalizados”, que são voltados apenas ao Brasil.

A GWM ofertará o que há de melhor no exterior, por isso é natural que haja carros elétricos e carros híbridos por aqui. Com parte desse portfólio de híbridos e elétricos sendo produzidos em Iracemápolis, que receberá investimentos no valor de R$ 4 bilhões para aumentar sua produção para até 100 mil carros por ano, a Great Wall Motors pretende chegar com o pé direito no mercado brasileiro, incomodando a concorrência.

Produção de carros elétricos e híbridos se iniciarão em meados de 2023

No mercado brasileiro, os modelos da Great Wall Motors chegam já no primeiro semestre do próximo ano sendo importados, entretanto a produção própria deve começar apenas no início de 2023. Um detalhe interessante é a declaração de Betancourt em relação à velocidade em que a empresa gostaria de chegar no país.

O executivo afirmou que ao adquirir a fábrica da Mercedes Benz, a empresa comprou apenas ativos fixos e não licenças de funcionamento, habilitações já existentes e sistemas de faturamento. Sendo assim, será necessário começar do zero para conseguir tudo isso.

O Betancourt afirma que já enfrentou muita burocracia, pois às vezes algumas coisas simplesmente não “andam”. Sendo assim, ficou claro que a Great Wall Motors, desejava comprar uma marca já estabelecida no Brasil, com tudo operacional.

Saiba quais modelos de elétricos e híbridos chegarão no Brasil

Betancourt não confirmou nenhum detalhe em especifico sobre os modelos, entretanto é possível ter uma base. A GWM registrou patentes de alguns produtos no país, mas em sua gama global, poderá entrar com os modelos elétricos da ORA, principalmente com destaque para o R1, R2, R3.

Outro elétrico que chamaria atenções por aqui seria o Punk Cat, que lembra um pouco um fusca moderno. Já se tratando de carros híbridos, o Wey Macchiato também foi registrado e poderia vir com a marca Haval, assim como o H6, outro possível concorrente no mercado nacional.

Mesmo com um portfólio grande e quatro marcas, a GWM só tem um empasse: definir o que será melhor aos consumidores brasileiros, tendo em vista que há inúmeras possibilidades.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos