1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Alesp isenta ICMS de componentes e equipamentos para o aproveitamento de energia solar
Tempo de leitura 3 min de leitura

Alesp isenta ICMS de componentes e equipamentos para o aproveitamento de energia solar

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/04/2022 às 11:59
Alesp - ICMS - isenção de ICMS - energia solar- equipamentos de energia solar
Painéis fotovoltaicos – imagem: Freepik/LSenergy

A Alesp está de acordo com as medidas tomadas pelo Confaz de isentar equipamentos de energia solar, como painéis e aquecedores, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS).

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), afirmou em uma sessão realizada nesta última terça-feira (26), que concorda com a iniciativa do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de retirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para componentes e equipamentos de energia solar no estado. A decisão de isenção do ICMS também inclui aquecedores solares de água e painéis solares à lista de componentes que tem como foco a geração de energia renovável que estão isentos.

Isenção de ICMS dos equipamentos de energia solar

O Projeto de Decreto Legislativo 16/22 afirma uma concordância ao Convênio 24/22, que já foi corrigido pelo Decreto Estadual 66.674/22. De acordo com o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, a energia solar é uma fonte barata e eficaz dentro do Brasil e é necessário incentivar o uso para que cada vez mais famílias, instituições e empresas instalem equipamentos de energia solar.

O Confaz é composto pelos secretários de Fazenda de todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, e é responsável pela aceleração de convênios e a discussão e a aprovação de isenções e demais fomentos fiscais do ICMS. A Alesp também desenvolveu o Alesp Preserva no último ano, um programa de sustentabilidade com o intuito de incentivar ações de combate às mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais.

Dentre as ações do programa, está inclusa um plano para a instalação de equipamentos de energia solar no Palácio 9 de Julho para que a energia renovável seja aproveitada na sede da Alesp. Um estudo realizado em janeiro mostrou que há viabilidade para a instalação dos equipamentos de energia solar no terraço do edifício, que deve ser feita ainda em 2022. O local conta com uma área de 36 mil metros quadrados e com a instalação, a estimativa é que a Alesp tenha uma economia de R$ 30 mil por mês em energia elétrica. 

São Paulo avança no segmento de energia solar

A Favela Marte, situada em São José do Rio Preto, será a primeira comunidade totalmente abastecida com energia solar da América Latina. O local servirá de base para um projeto maior que visa gerar renda e desenvolvimento social aos moradores.

A comunidade, que é conhecida como Vila Itália, começou a surgir em 2014 e por vários anos, a população foi alvo de ações judiciais, que tinham como objetivo desapropriar a área privada. Um novo revés veio quando o setor foi contemplado para servir como base para o projeto Favela 3D, para a criação de um ambiente digno, desenvolvido e digital.

O projeto foi elaborado pela ONG Gerando Falcões e compõe a aplicação de diversas ações, vindas do setor público e privado também. Por exemplo, a fintech Meu Financiamento Solar e o Banco BV financiarão a instalação de placas de energia solar nas 240 casas da comunidade.

Mercado de energia solar no Brasil em 2021

O Brasil foi o quarto país que mais cresceu em instalação de energia solar em 2021, tendo em vista que essa fonte corresponde a 2,4% de toda a matriz energética do país.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país superou a marca dos 14 GW de potência instalada em operação, sendo maior que a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu. Ainda de acordo com a Absolar, a instalação da energia solar foi responsável por reduzir a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 na geração elétrica do Brasil.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos