1. Início
  2. Alerta sobre riscos de ruptura da Política da Petrobras SA no novo Governo
2 min de leitura

Alerta sobre riscos de ruptura da Política da Petrobras SA no novo Governo

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 29/10/2018 às 06:37 Atualizado em 29/10/2018 às 06:48

Sem categoria

Petrobras afirma que terá mais lucros no próximo trimestre
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Após alguns estudos, à pesquisadora da FGV emite um alerta à Petrobras sobre sua política para o próximo governo

Com relação a política da Petrobras, Fernanda Delgado Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas Energia, aparenta ter a solução para o mercado de óleo e gás do Brasil.  Chamando a atenção para os riscos de interrupção das políticas do setor petrolífero no próximo governo. Ela fala também que é preciso continuar afastando as barreiras que dificultam a entrada de novos investidores e a criação de mercado mais competidor, com mais competição de serviços e principalmente de preços.

Segundo ela “assim como os demais setores industriais, o segmento de energia não foi poupado da gangorra econômica, questões regulatórias e a política brasileira. As mudanças regulatórias constantes, altos percentuais de proteção à indústria local e ausência de leilões colocaram o Brasil para trás na corrida por investimentos externos e, por conseguinte, na equiparação com as economias mais desenvolvidas”.

Destacando ainda a importância do papel da Petrobras como estimulo de desenvolvimento, os anúncios dos planos de investimento da empresa são acompanhados bem de perto pelo mercado já que ela é a maior compradora de serviços e equipamentos do pais.

Defendendo ainda a manutenção do calendário de rodadas e da ANP, que é um forte órgão regulador para defender os interesses nacionais. A pesquisadora observa ainda no downstream, que a agenda é a mais extensiva e árdua pois inclui investimentos em refino, como que identifica como “a imperiosa necessidade” de trazer concorrência e disputa no mercado de distribuição de gás natural e combustíveis.

Deve se ainda aproveitar o interesse da Petrobras em vender seus ativos na área de refino para promover a atração de novos investimentos privados e a descontração do segmento e monitorar o mercado nacional de combustíveis, inibindo assim as práticas abusivas.

A pesquisadora da FGV Energia, acredita que a retificação da política tributária para o mercado de gás e combustíveis é fundamental para torna-lo mais eficiente. Agora é aguardar as boas novas da Petrobras para confirmar estas informações.

Recomendado para você

Técnico de campo elétrica

Oportunidade para Técnico na empresa Bit-Tec

Bit-Tec está à procura de Técnico de campo-DWDM para trabalhar em São Paulo
Empresa Bit-Tec localizada em São Paulo, com mais de vinte e cinco anos no ramo de tecnologia atuante…

Paulo Nogueira

0

Tags
Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo