Alerta sobre riscos de ruptura da Política da Petrobras SA no novo Governo

Petrobras afirma que terá mais lucros no próximo trimestre

Após alguns estudos, à pesquisadora da FGV emite um alerta à Petrobras sobre sua política para o próximo governo

Com relação a política da Petrobras, Fernanda Delgado Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas Energia, aparenta ter a solução para o mercado de óleo e gás do Brasil.  Chamando a atenção para os riscos de interrupção das políticas do setor petrolífero no próximo governo. Ela fala também que é preciso continuar afastando as barreiras que dificultam a entrada de novos investidores e a criação de mercado mais competidor, com mais competição de serviços e principalmente de preços.

Segundo ela “assim como os demais setores industriais, o segmento de energia não foi poupado da gangorra econômica, questões regulatórias e a política brasileira. As mudanças regulatórias constantes, altos percentuais de proteção à indústria local e ausência de leilões colocaram o Brasil para trás na corrida por investimentos externos e, por conseguinte, na equiparação com as economias mais desenvolvidas”.

Destacando ainda a importância do papel da Petrobras como estimulo de desenvolvimento, os anúncios dos planos de investimento da empresa são acompanhados bem de perto pelo mercado já que ela é a maior compradora de serviços e equipamentos do pais.

Defendendo ainda a manutenção do calendário de rodadas e da ANP, que é um forte órgão regulador para defender os interesses nacionais. A pesquisadora observa ainda no downstream, que a agenda é a mais extensiva e árdua pois inclui investimentos em refino, como que identifica como “a imperiosa necessidade” de trazer concorrência e disputa no mercado de distribuição de gás natural e combustíveis.

Deve se ainda aproveitar o interesse da Petrobras em vender seus ativos na área de refino para promover a atração de novos investimentos privados e a descontração do segmento e monitorar o mercado nacional de combustíveis, inibindo assim as práticas abusivas.

A pesquisadora da FGV Energia, acredita que a retificação da política tributária para o mercado de gás e combustíveis é fundamental para torna-lo mais eficiente. Agora é aguardar as boas novas da Petrobras para confirmar estas informações.

Oportunidade para Técnico na empresa Bit-Tec

Avatar

About Sheila Soares

Formada em Técnico de Logística, com experiência em operações logísticas, técnica de materiais e com amplo conhecimento no mercado petrolífero, industrial e engenharia.