O Ceará acaba de fechar o 14° memorando para investimentos em seu hub de hidrogênio verde no Complexo de Pecém. A empresa da vez a assinar o acordo foi a AES Brasil, especializada em geração de energia limpa
O Governo do Ceará fechou o 14° memorando para realizar investimentos em projetos de hidrogênio Verde. O projeto estima uma geração inicial de 1 GW de energia limpa, o suficiente para abastecer 1,5 milhão de casas, e gerar 500 mil toneladas de amônia verde anuais. O documento foi assinado com a AES Brasil no início da tarde desta segunda-feira (13).
Leia outras notícias relacionadas
Acordo prevê a criação de um projeto da cadeia produtiva de hidrogênio verde
De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, não há dúvida que a mudança da matriz energética é um passo essencial para o futuro do meio ambiente e o futuro energético do país.
O governo está trabalhando arduamente para que as condições necessárias sejam garantidas para que o Ceará se torne um grande HUB de produção de energias limpas e de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo.
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
-
China alterou a rotação da Terra com uma de suas obras — e não aprendeu a lição: agora quer uma ainda maior e gera tensão geopolítica
O acordo de investimento do estado com a AES Brasil prevê o desenvolvimento de um projeto da cadeia produtiva do hidrogênio verde, incluindo a intenção de participação em pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser criadas e implantadas no futuro Hub.
Investimento de hidrogênio verde no Ceará terá foco no mercado internacional
GOVERNADOR CAMILO SANTANA FAZ ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA IMPLANTACAO DO HIDROGENIO VERDE NO PORTO DO PECEM, COM E A EMPRESA AES BRASIL, FOTOS © CARLOS GIBAJA / GOV DO CEARA GOVERNADOR CAMILO SANTANA FAZ ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA IMPLANTACAO DO HIDROGENIO VERDE NO PORTO DO PECEM, COM E A EMPRESA AES BRASIL, FOTOS © CARLOS GIBAJA / GOV DO CEARA GOVERNADOR CAMILO SANTANA FAZ ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA IMPLANTACAO DO HIDROGENIO VERDE NO PORTO DO PECEM, COM E A EMPRESA AES BRASIL, FOTOS © CARLOS GIBAJA / GOV DO CEARA
Ítalo Freitas, Vice-presidente da AES Brasil, que teve a chance de conhecer o Complexo do Pecém de perto, avaliou o potencial do Ceará para contribuir com o movimento de descarbonização da economia. De acordo com o Vice-presidente, o Ceará conta com as condições ideais para a produção do hidrogênio a um custo competitivo.
Ainda de acordo com Ítalo, a AES Brasil, como tem o seu objetivo de contribuir com seus clientes na descarbonização por meio das energias limpas, também deseja estar na indústria de hidrogênio verde futuramente. Já o diretor de Hidrogênio Verde da AES na América do Sul, Luis Sarra, afirma que o investimento que será construído no Ceará será voltado ao mercado internacional através da exportação de energia limpa, por meio do porto de Pecém.
Ítalo completou que a tecnologia pode ser um dos caminhos para a descarbonização da economia, contribuindo com as grandes indústrias emissoras de carbono na sua missão de reduzir a emissão em seus processos.
Conheça a AES Brasil
Atuando há mais de 20 anos no Brasil, a AES Brasil é uma geradora de energia especializada no setor de fontes limpas e renováveis. Hoje a empresa conta com potencial energético instalado de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW ligados a hidrelétricas, 294,1 MW voltados à energia solar e 1.435 MW para a energia eólica.
Além disso, a companhia também negocia a construção de uma usina híbrida com um potencial de 1,5 GW. De acordo com a CEO da AES Brasil, Clarissa Sadock, ao reforçar o intuito da empresa em se tornar referência no setor de hidrogênio sustentável, o seu portfólio, com 100% de energia limpa, com parques eólicos, hidrelétricas e usinas solares, mostra sua vocação para a produção de hidrogênio totalmente verde.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.