O voo inaugural do S-92, helicóptero offshore da Líder Táxi Aéreo, é um marco nas operações do Aeroporto de Maricá.
O Aeroporto de Maricá, sob a administração da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), inaugurou suas operações com o imponente helicóptero S-92, destacando-se como o maior da categoria offshore. Essa aeronave é a pioneira de uma frota de cinco helicópteros do mesmo modelo, pertencentes à Líder Táxi Aéreo, uma empresa que já utiliza o AW-139. O voo inaugural partiu da base da Líder no Aeroporto de Maricá com destino à Bacia de Santos, marcando um evento histórico nas operações aeroportuárias.
Inauguração marca o início das operações com aeronave de grande capacidade na Bacia de Santos
Marta Magge, diretora de Operações da Codemar, enfatiza que esse acontecimento representa não apenas um avanço operacional, mas também um impulso significativo na arrecadação do aeroporto.
Além disso, a certificação da capacidade de carga dos pátios não só amplia as oportunidades de emprego direto e indireto.
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Rodoanel Mário Covas: o projeto que prometia resolver o trânsito da cidade de São Paulo, mas virou um pesadelo sem fim
Como também fortalece a posição do S-92 como a aeronave preferida globalmente para atividades de exploração de petróleo offshore.
Com capacidade para até 19 passageiros, o helicóptero S-92 supera o modelo atual AW-139, que comporta 12 passageiros, resultando em um aumento expressivo na capacidade de transporte no terminal.
Expansão do Aeroporto de Maricá impulsiona setor offshore
Isaac Nascimento, superintendente de Operações da Codemar, destaca que o desenvolvimento do Aeroporto de Maricá é resultado de um trabalho contínuo iniciado em 2016.
A consolidação como base offshore ganhou força com a chegada das primeiras quatro aeronaves da Omni Táxi Aéreo, no ano passado, e de uma da Líder Táxi Aéreo neste ano, atendendo à Bacia de Santos.
Ele ressalta a importância dessas aeronaves para o Campo de Búzios, consolidando a presença da Petrobras no Aeroporto de Maricá.
Expansão das instalações para atender demanda crescente
As obras do pátio 3, que contará com 14 posições de parada para aeronaves de grande porte, estão em pleno andamento, com previsão de conclusão no início de 2024, juntamente com o novo Posto de Abastecimento de Aeronaves.
Adicionalmente, o Aeroporto de Maricá planeja a construção do pátio 4 e novos hangares até o segundo semestre de 2024, para acompanhar a crescente demanda e proporcionar uma infraestrutura ainda mais robusta para suas operações.