Com R$ 3 bilhões em investimentos, o complexo vai gerar 30 mil empregos. Ideia é atrair a Fórmula 1, principal evento automobilístico do mundo.
Você já imaginou a Serra Gaúcha como um dos principais polos automobilísticos do Brasil? Um projeto tão audacioso está prestes a sair do papel e promete revolucionar o turismo e a economia da região. Mas o que esconde esse investimento bilionário?
As expectativas são altíssimas, mas as cifras e o impacto que ele trará para São Francisco de Paula são ainda mais impressionantes. A promessa é criar um novo marco não só para o automobilismo, mas para todo o turismo de luxo. Será que isso vai transformar a região definitivamente?
Segundo informações reveladas recentemente, o projeto de um gigantesco complexo automobilístico e turístico, que custará mais de R$ 3 bilhões, está prestes a iniciar sua fase de licenciamento.
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Com a previsão de gerar 30 mil empregos diretos e indiretos, o empreendimento será erguido em São Francisco de Paula, uma cidade na charmosa Serra Gaúcha, a poucos quilômetros de Gramado.
Mas as ambições vão muito além de um simples autódromo. O complexo, que já está sendo chamado de Dumondo, promete ser um dos maiores investimentos em infraestrutura no Brasil nos últimos anos.
Dumondo: Um tributo a Santos Dumont e ao automobilismo
O projeto Dumondo foi batizado em homenagem ao aviador Santos Dumont, que, além de suas contribuições para a aviação, era um apaixonado pelo automobilismo e trouxe o primeiro carro importado para o Brasil.
O ex-piloto Rodrigo Stehling, um dos principais investidores por trás dessa iniciativa, revelou que o complexo ocupará uma área total de 3 mil hectares, sendo que 200 hectares serão destinados exclusivamente ao autódromo. Em entrevista ao podcast Nossa Economia, da GZH, Stehling afirmou que as chances de o projeto sair do papel são altas, com uma pontuação de 8 em uma escala de 1 a 10.
Além do autódromo, o complexo contará com uma infraestrutura impressionante: hotel de luxo, condomínio residencial com campo de golfe, universidade, shopping center, hospital, restaurantes, e até mesmo um aeroporto para voos executivos.
Mas o autódromo não será apenas mais uma pista de corridas; a ideia é transformá-lo em um grande palco para competições nacionais e internacionais, com a Stock Car já confirmada como uma das atrações principais durante cinco anos.
A promessa de um novo autódromo no Brasil até 2027
A pista do autódromo deverá estar pronta em 2027, se tudo correr conforme o planejado. O pedido de licenciamento será feito ao governo do estado e à prefeitura de São Francisco de Paula em 2025, marcando o início da construção. Rodrigo Stehling acredita que, em breve, o Dumondo estará entre os maiores complexos automobilísticos da América Latina, com capacidade para receber até corridas de Fórmula 1 no futuro.
“Em setembro, teremos reuniões importantes com representantes ligados à Fórmula 1 e à Ferrari”, comentou Stehling, sugerindo que o autódromo pode receber eventos de peso nos próximos anos. A ideia de um circuito de F1 na Serra Gaúcha pode parecer ousada, mas não impossível, segundo ele.
Um impacto econômico sem precedentes para a Serra Gaúcha
O que talvez mais chame atenção é o impacto econômico que o projeto Dumondo trará para a região. São esperados 30 mil empregos ao longo dos 10 anos de construção do complexo. Segundo os desenvolvedores, o autódromo e as demais atrações deverão atrair não apenas fãs de automobilismo, mas também turistas interessados na infraestrutura de luxo que será oferecida.
A proximidade com Gramado é um dos trunfos do projeto. Essa localização estratégica promete alavancar ainda mais o turismo na Serra Gaúcha, transformando a região em um destino global para quem busca entretenimento de alta qualidade. Stehling ainda revelou que suas conexões pessoais com a região também influenciaram na escolha de São Francisco de Paula como sede do projeto.
O futuro da Serra Gaúcha como polo turístico e automobilístico
Com a conclusão do projeto prevista para os próximos 10 anos, o complexo Dumondo promete elevar a Serra Gaúcha a um novo patamar no cenário turístico e automobilístico. Para a cidade de São Francisco de Paula, essa pode ser a oportunidade de ouro para se transformar em uma das regiões mais visitadas do Brasil, integrando esporte, turismo de luxo e desenvolvimento econômico.
A expectativa é alta, mas, até lá, ainda há muitos desafios pela frente. O pedido de licenciamento em 2025 marcará o primeiro grande passo oficial rumo à construção desse gigantesco empreendimento.
Você acha que o novo autódromo da Serra Gaúcha tem o potencial de desbancar Interlagos e se tornar o principal palco da Fórmula 1 no Brasil??
Não desbancaria Interlagos.
Os EUA recebem o GP dos EUA, o de Miami e agora o de Las Vegas…
A Italia recebe o GP da Italia e o da Emiglia Romana.
A Espanha por vezes recebeu o GP da Europa e o da propria Espanha, sendo este em Barcelona e o outro em Valencia.
Interlagos não sai do calendário. Os fãs de automobilismo do mundo inteiro amam Interlagos. Raramente Interlagos tem corridas ruins, muito difícil. Portanto, não vai desbancar. O que vai acontecer, e eu espero e torço muito para que ocorra, é os dois autódromos terem corridas da F1. Interlagos receberia o GP do Brasil e a serra gaúcha receberia o GP da América do Sul.
Argentinos e Uruguaios iriam de carro até lá dando risada! Brasileiros de todos os cantos, que já vão pra Interlagos, certamente vão pegar seus vôos até Porto Alegre, alugarem seus carros e subirem à serra gaúcha.
Os dois autódromos comportam e bem! A estrutura hoteleira da serra gaúcha é singular! Que venha esse autódromo.
Sera um circuito europeu bem isolado e acolhedor Top
Não acho que um investimento tão grande no RS seja benéfico para o Brasil. Vai ser um canibalismo com Interlagos, pista que o pilotos amam e tem uma tradição de 52 anos e corridas memoráveis. Mas, como o brasileiro não ama e sim despreza as tradições e só se interessam por grandes lucros (eventuais) do empreendedores, pensam: isso que se dane. Apoiados em argumentos de $ 3 bilhões de investimento e 30 mil empregos (SÓ DURANTE A CONTRUÇÃO). argumentarão com a falácia que isso será muito bom para os brasileiros. Desculpe, no final das contas será bom só para o Rodrigo. E se o negócio começar a demorar para vingar, ele vende tudo (ou em partes) e azar dos prejudicados.
Existem tantos projetos maravilhosos para ele fazer, vai querer justamente fazer queda de braço com Interlagos. Acho uma insensatez de todos os envolvidos, principalmente do Reginaldo Leme.