Inovação energética: Companhias se integram e impulsionam as exportações de bunker e fortalecem o mercado interno.
Em um cenário global onde as exportações e o setor energético crescem exponencialmente, a Acelen, líder refinaria produtora de bunker no Brasil, e a Bunker One, renomada no comércio de combustíveis marítimos, celebram uma parceria estratégica. O foco? Solidificar uma operação única de abastecimento em ancoragem externa no país.
Redefinindo o abastecimento
A inovação será implementada no Porto do Itaqui, localizado na Baía de São Marcos (MA), uma região chave para o comércio mundial, especialmente nas exportações de ferro e soja. Este novo ponto de abastecimento é um divisor de águas no atendimento de variadas embarcações e rotas, incluindo as conexões entre Europa e Estados Unidos.
A operação consiste em abastecer navios diretamente por um navio-tanque, eliminando a necessidade de ancoragem interna. Isso traduz-se em economia de tempo e dinheiro, já que os navios podem ser reabastecidos enquanto esperam sua vez para operar internamente. A eficiência do sistema permite atender até duas embarcações diariamente.
-
Gasolina a R$ 1,29 e venda em garrafas PET: como brasileiros burlam o sistema para abastecer na Bolívia em meio à crise
-
Gerdau, maior produtora de aço do país, encolhe operações no Brasil: 1.500 demissões, cortes de investimento e foco em expansão nos Estados Unidos
-
Leilão online reúne 39 imóveis em 16 cidades com lances que começam em apenas R$ 70 mil
-
Tarifaço de Trump gera risco para 140 mil empregos no sul do Brasil
“Essa aliança não é apenas uma expansão da nossa presença, mas sim o começo de uma parceria promissora que poderá revolucionar a indústria de shipping na América Latina”, compartilha Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil.
Potencializando o Porto do Itaqui
Com um crescimento médio de 9% ao ano nos últimos cinco anos, o Porto de Itaqui está prestes a ver sua capacidade potencializada com a oferta deste novo método de abastecimento. Segundo Cristiano da Costa, da Acelen, a parceria aumenta a competitividade do Brasil como hub de abastecimento.
A nova abordagem não apenas otimiza o tempo de espera, mas também reduz custos e taxas. Para embarcações de longo curso e cabotagem, a alternativa é ainda mais vantajosa, pois podem optar por abastecer exclusivamente no local, como explica Fillippe Fernandez, da Bunker One Brasil.
Garantindo práticas de excelência, a operação será gerida pela Nova Offshore, parte da Bunker One. A empresa charterou um navio-tanque altamente equipado, com uma tripulação apta a executar este tipo de abastecimento com máxima segurança.
A Acelen e Bunker One também conduziram dois estudos aprofundados sobre as operações no Itaqui, considerando variáveis meteorológicas e oceânicas para assegurar um padrão de fornecimento de primeira linha.
Acelen: líder em energia e engajada na transição energética do Brasil, a Acelen investe em modernização e sustentabilidade. Seu compromisso é refletido em iniciativas como a redução de sua pegada de carbono e projetos que promovem a capacitação e inovação. Saiba mais em acelen.com.
Bunker One: Parte do grupo Bunker Holding, a Bunker One é um nome de peso no mercado global de combustíveis marítimos. Atuando em 32 países, oferece expertise local com alcance global. Descubra mais em bunkerone.com.
Fonte: Andrea Freitas
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.