Os maiores consumidores de energia solar fotovoltaica são: residências, pequenos comércios, setor rural e pela indústria, mostra a Absolar
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar, o Brasil atingiu o recorde de 500 mil solares fotovoltaicos distribuídos (GD) em fevereiro. Para atender às necessidades dessas 500 mil unidades, foram instalados 400 mil sistemas solares, com um investimento total de 23,1 bilhões de reais. Segundo a entidade, os maiores consumidores são: em maior parte instalada em residências (73,6%), os pequenos negócios (16,6%), seguidos do setor rural (7%) e da indústria (2,4%).
Veja ainda outras notícias do dia:
Uso da energia solar:
A energia fotovoltaica é a energia obtida pela conversão direta da luz solar em energia elétrica. Durante o dia, essa luz incide sobre os painéis instalados, e é absorvida e convertida em corrente contínua. Além de não exigir uma vasta área, também é possível adequar os projetos às necessidades de cada consumidor e produzir energia solar em diferentes escalas. Devido à facilidade de geração, a produção dessa energia é a que mais cresce no mundo.
Instalações:
De acordo com as características do sistema, o painel pode ser instalado por até dois dias, e de uma forma geral, nenhuma obra é necessária para o suporte da instalação, pois basta que o sistema de grade seja instalado na cobertura e conectado ao fonte de alimentação local. Outra vantagem da energia solar é que ela pode reduzir os custos de energia para os consumidores, reduzindo a conta de luz em até 95%.
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
O sistema também é muito simples e quase não requer manutenção. Normalmente, os equipamentos são instalados na cobertura e conectados à rede de distribuição da franquia, com baixo custo de manutenção.
Benefícios:
Um dos principais benefícios do uso da energia solar é que ela depende de uma energia inesgotável: o sol é viável em quase todos os países, no Brasil, não seria diferente, pois está localizado em uma área com alta incidência de sol.
Ao contrário das usinas termelétricas que usam combustíveis fósseis, que são mais poluentes e prejudiciais ao meio ambiente, e usinas hidrelétricas que dependem das chuvas e dos níveis de água dos rios, energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e barata para os consumidores que pode ser usada quando sua produção pode servir a mais de uma propriedade.