Com freio ABS de série e bom consumo, a Yamaha XTZ 150 Crosser 2021-2022 é uma ótima opção, mas um recall importante e problemas crônicos exigem atenção na hora da compra.
A Yamaha XTZ 150 Crosser se consolidou como uma das melhores opções de moto trail de baixa cilindrada no mercado de usadas. Com uma proposta que une versatilidade para o dia a dia e a segurança do freio ABS, ela atrai motociclistas que buscam um modelo recente, econômico e robusto.
No entanto, a compra de uma Crosser usada, especialmente dos modelos 2021 e 2022, exige mais do que apenas uma olhada no preço. É preciso conhecer a fundo seus pontos fortes, a realidade sobre seu consumo e, o mais importante, os pontos de atenção que podem transformar um bom negócio em uma dor de cabeça.
Por que a Crosser com ABS se destacou em 2021?
Em um mercado dominado pela Honda Bros, a Yamaha adotou uma estratégia inteligente para a Crosser: apostar na segurança. Enquanto a principal concorrente usava freios combinados (CBS), a Yamaha equipou todas as versões da XTZ 150 Crosser com freio ABS de série na roda dianteira.
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O ABS, que evita o travamento da roda em frenagens de pânico, é um item de segurança tecnicamente superior. Essa decisão posicionou a Crosser como a opção mais segura e tecnologicamente avançada da categoria, o que se refletiu nas vendas. Em 2021, a Yamaha XTZ 150 Crosser foi a sexta moto mais vendida do Brasil, com mais de 32 mil unidades emplacadas.
Motor 150cc Blueflex: a verdade sobre o consumo
Um dos grandes atrativos da Yamaha XTZ 150 Crosser é a promessa de alta economia. No entanto, a ideia de um consumo de 48 km/l não é realista para o uso diário. Testes e relatos de donos mostram a verdade sobre os números.
O consumo médio real da Crosser com gasolina fica na faixa de 38 a 41 km/l, em um uso misto entre cidade e estrada. Com seu tanque de 12 litros, a autonomia real da moto supera com facilidade os 400 km, um ótimo benefício para quem trabalha ou viaja.
O preço real em 2025: quanto custa uma Yamaha XTZ 150 Crosser usada?
Se você encontrar uma Crosser 2021-2022 por valores entre R$ 13.000 e R$ 14.500, desconfie. Essa faixa de preço, hoje, corresponde a motos com quilometragem muito alta ou que precisam de reparos significativos.
A realidade do mercado para um modelo em bom estado é outra. Uma pesquisa nos principais portais de classificados em junho de 2025 mostra que a faixa de preço para uma Yamaha XTZ 150 Crosser bem conservada fica entre R$ 15.000 e R$ 18.500. A alta demanda por sua confiabilidade e segurança valorizou o modelo.
O recall do freio e os problemas crônicos que você precisa conhecer
Esta é a parte mais importante para quem quer comprar uma Crosser usada. A moto tem um recall de segurança crítico e dois problemas crônicos conhecidos.
Recall da mangueira do freio dianteiro: em outubro de 2020, a Yamaha convocou os modelos 2019 a 2021 para a troca da mangueira do freio dianteiro. Uma falha de projeto poderia causar trincas e o vazamento do fluido, com risco de perda total do freio. É obrigatório verificar se o serviço de recall foi feito na moto que você pretende comprar.
Problemas crônicos: a Crosser é conhecida por dois problemas que aparecem com o tempo: um desgaste prematuro da caixa de direção, que deixa o guidão com “calos”, e um ruído na campana da embreagem. São reparos que devem ser considerados no orçamento de compra.
Vale a pena comprar uma Crosser 2021-2022?
Sim, a Yamaha XTZ 150 Crosser é uma excelente opção de compra no mercado de usadas, mas apenas para o comprador bem-informado. Ela oferece um pacote de segurança, versatilidade e economia superior a muitas concorrentes.
No entanto, antes de fechar negócio, é fundamental seguir os passos de verificação: confirme se o recall do freio foi realizado, inspecione a caixa de direção e a embreagem em busca de folgas e ruídos, e use essas informações para negociar um preço justo. Para o comprador diligente, a Crosser é uma escolha inteligente e segura.