As negociações entre as produtoras de minério de ferro, Vale e Anglo American, estão em estágio preliminar
A Vale S.A, segunda maior produtora de minério de ferro no mundo, avalia a possibilidade de adquirir uma parte no sistema Minas-Rio, principal projeto da Anglo American no Brasil, de acordo com pessoas que detém conhecimento sobre o assunto. Segundo fontes do infomoney, as conversações entre as duas empresas se iniciaram em 2020, mas até o presente momento não avançaram a ponto de serem levadas aos conselhos de administração das companhias.
Veja ainda:
- Novo marco legal das startups: Petrobras seleciona vencedoras, com investimentos de R$ 12,9 milhões
- Bahia e Rio de Janeiro recebem projetos de energia solar financiados por criptomoeda brasileira
- Ferroviária MRS Logística, abre 115 vagas de estágio em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
- MEC oferece 5 mil vagas em cursos gratuitos online e EAD com emissão de certificados pela própria plataforma
Uma das fontes informou também que a Anglo American não está vendendo ativamente o sistema e que a Vale considera comprar uma participação de 30% a 40% no projeto, ou até mesmo seu controle. Contudo, as conversas estão em estágio preliminar e não há garantias de que o negócio vá se concretizar. A Anglo American e a Vale não comentaram.
A compra seria mais um passo para a Vale atingir o objetivo de aumentar a capacidade de produção anual de seu produto principal a 400 milhões de toneladas, fato que contribuiria para a mineradora diluir custos e retomar o título de maior produtora de minério de ferro do mundo. Esse último foi perdido para a Rio Tinto na esteira do desastre com a barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019.
-
Minas Gerais autoriza construção de duas pontes de concreto de 96 metros no Alto Paranaíba e 80 metros na Zona da Mata
-
Vale do Jequitinhonha ganha destaque nacional com acordo entre Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio para impulsionar exploração mineral sustentável em Minas Gerais
-
Protocolo Digital no setor de Mineração celebra seis anos com inovação, transformação digital, serviços online, transparência pública, eficiência administrativa e modernização institucional no Brasil
-
O primeiro arranha-céu do Brasil nasceu com 12 andares, terminou com 30 e foi chamado de ‘loucura’: para provar a segurança, o dono Giuseppe Martinelli se mudou com a família para a cobertura e transformou o prédio em símbolo de São Paulo
A Vale busca se colocar como uma das principais fornecedoras do ingrediente fundamental na corrida das siderúrgicas, suas principais clientes: o minério de ferro premium, que busca diminuir a pegada de carbono. O Minas-Rio tem um minério de qualidade, com aproximadamente 67% de teor de ferro, quantia maior que o teor médio obtido nas operações da Vale.
Sistema Minas-Rio
O sistema Minas-Rio encontra-se em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Ele é uma operação de exportação de minério de ferro totalmente integrada, possuindo uma mina, uma planta de beneficiamento, um mineroduto de 529 quilômetros de extensão e um terminal dedicado no Porto de Açu, no Rio de Janeiro. A Anglo tenta produzir a capacidade plena de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro, por ano, no projeto.
Adquirido da MMX Mineração e Metálicos em 2008, o Minas-Rio custou US$ 14 bilhões à Anglo American – o que representa o maior investimento da existência da Vale, o S11D -, entre o total pago ao ex-controlador Eike Batista e a implantação.
Apesar de o valor do minério de ferro estar em queda se comparado aos recordes alcançados nos últimos meses, a Vale continua produzindo bastante caixa. Com foco em manter a disciplina de capital e pagar seus acionistas, a mineradora que é sediada no Rio de Janeiro está vendendo ativos não estratégicos para concentrar esforços em minério de ferro e metais básicos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.