Descubra todos os detalhes da custom indiana, desde a ficha técnica e consumo até os preços e versões. Uma análise completa baseada em um teste real.
A Royal Enfield Meteor 350 Fireball 2024 continua a atrair olhares no mercado brasileiro. Parte da categoria cruiser custom, esta moto combina um visual clássico com tecnologia essencial para o dia a dia. Baseado em um teste detalhado, este artigo explora a ficha técnica, as diferentes versões, os pontos positivos e negativos, além dos preços atualizados do modelo no Brasil.
Motor e desempenho: o coração da Meteor 350
A Royal Enfield Meteor 350 Fireball 2024 é equipada com um motor monocilíndrico de 349 cilindradas. Ele possui comando de válvula SOHC com duas válvulas. Este conjunto entrega 20,4 cavalos de potência e 2,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de cinco marchas.
O tanque de combustível tem capacidade para 15 litros, sendo 2 litros de reserva. Em ordem de marcha, com todos os fluídos e tanque cheio, a moto pesa 191 kg. Embora seja um pouco pesada para manobras paradas, sua ciclística em movimento é considerada sensacional.
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O consumo é um dos destaques. Em uma pilotagem mais agressiva, a moto faz entre 22 e 25 km/l. Já em um ritmo mais tranquilo, respeitando os limites, o consumo pode ultrapassar os 32 km/l, chegando até 35 km/l. A partir de 2022, o motor foi remapeado, permitindo que a velocidade final original chegue a 135 km/h.
As versões disponíveis: da Fireball à Supernova
A marca indiana Royal Enfield lançou a Meteor mundialmente em 2019, chegando ao Brasil em 2021. Atualmente, a linha se divide em quatro versões. A porta de entrada é a Fireball, com acabamentos em preto e disponível nas cores vermelho, preto, azul e verde fosco. A versão seguinte é a Stelar, que se diferencia pelos acabamentos cromados e por já incluir de série o encosto do garupa (sissy bar). Recentemente foi apresentada a versão Aurora, com rodas raiadas, motor polido e itens de fábrica como para-brisa e banco touring. No topo da gama está a Supernova, que oferece pintura em dois tons, rodas diamantadas e todos os acessórios das versões anteriores.
Tecnologia, design e detalhes da categoria cruiser
A Meteor 350 é uma moto bem completa em tecnologia. Possui refrigeração a ar, injeção eletrônica e freios a disco nas duas rodas com pinças da marca ByBre e sistema ABS. A iluminação conta com lâmpada comum, mas se destaca pelo DRL em LED ao redor do farol e uma fileira de LED na lanterna.
De série, a moto já vem com cavalete central, pedal de câmbio duplo e uma tomada USB tipo A no guidão. O painel é do tipo misto, com velocímetro analógico e um display digital que inclui indicador de marcha e a função “Eco”. O sistema Tripper Navigation, antes integrado, agora é um acessório vendido separadamente.
O chassi é de berço duplo tubular em aço. A suspensão dianteira é telescópica, enquanto a traseira é do tipo bishoque com ajuste de pré-carga da mola. As rodas são de liga leve, aro 19 na dianteira e 17 na traseira, com pneus sem câmara.
Pontos positivos e negativos do modelo
Entre os pontos negativos apontados no teste, destacam-se alguns detalhes. O painel, apesar de bonito, não possui computador de bordo. O conforto do passageiro é um ponto crítico, pois o banco do garupa original é considerado duro e a pedaleira é muito recuada. O motor também apresenta um torque mais fraco em baixas e médias rotações quando comparado a outros modelos.
Por outro lado, os pontos positivos são fortes. A moto oferece um excelente custo-benefício em sua categoria e um consumo de combustível muito baixo. Seu design exclusivo chama a atenção por onde passa, a ciclística em movimento é agradável e ela já vem de fábrica com itens úteis, como o cavalete central e o pedal de câmbio duplo.
Preços no Brasil: quanto custa a Meteor 350 em 2024?
Os valores da Royal Enfield Meteor 350 variam conforme a versão. Uma seminova, na versão Fireball, tem preço de tabela FIPE em torno de R$ 21.500. Para os modelos 0 km, os preços públicos sugeridos no site da marca, com frete incluso, são de R$ 24.990 para a versão Fireball, R$ 25.490 para a Stelar, R$ 25.990 para a Aurora e R$ 26.990 para a Supernova