1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Rodovia BR-319 que liga Amazônia com o restante do país continua inacabada após décadas. Entenda porque!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Rodovia BR-319 que liga Amazônia com o restante do país continua inacabada após décadas. Entenda porque!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/06/2025 às 17:24
rodovia, BR, amazonia
Foto: Reprodução Tudo Rondônia
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mais de 40 anos depois, estrada vital para o Brasil segue abandonada no meio da Amazônia

Existe uma rodovia no Brasil que parece uma lenda urbana: está no mapa, mas não no chão. A BR-319 é a única ligação terrestre entre Manaus e o restante do país — mas continua praticamente intransitável. Quando chove, vira lama. Quando tentam reconstruí-la, surgem disputas políticas, ações judiciais e embargos ambientais. Afinal, por que a BR-319 nunca foi completamente pavimentada?

A resposta está num labirinto de interesses políticos, pressões internacionais, entraves ambientais e promessas não cumpridas que atravessam décadas. Neste conteúdo, você vai entender por que a BR-319 virou símbolo de abandono, o que trava sua reconstrução e o que realmente está em jogo, de acordo com o vídeo do canal Construction Time.

A estrada que liga — e isola — o coração da Amazônia

Com 885 km de extensão, a BR-319 liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Na teoria, é uma via estratégica para transporte de cargas, medicamentos e alimentos. Na prática, ela é uma estrada quebrada — com longos trechos de terra batida, pontes de madeira e lamaçais intransitáveis durante o inverno amazônico.

YouTube Video

O pior trecho é o chamado “trecho do meio”, entre os km 250 e 655: mais de 400 km sem asfalto contínuo, sem sinalização e sem infraestrutura básica. Caminhoneiros que se aventuram por lá ficam até 5 dias atolados, enfrentando riscos como pontes caídas, ausência de socorro médico e nenhum sinal de celular.

Situação atual da rodovia BR-319 da Amazônia

Confira a realidade da rodovia por trechos:

  • Km 0 ao 198 (Manaus – Careiro da Várzea): asfaltado e em boas condições
  • Km 198 ao 250 (Lote C): obras iniciadas em 2021, com avanço lento
  • Km 250 ao 655: trecho do meio, sem pavimentação, praticamente abandonado
  • Km 655 ao 885 (Porto Velho): asfaltado, mas com necessidade de manutenção

Por que a obra da rodovia não avança?

A BR-319 foi construída durante a ditadura militar e inaugurada em 1976. Na época, foi inteiramente asfaltada, mas o solo instável e a ausência de manutenção logo destruíram tudo. Desde os anos 1980, a estrada se tornou um símbolo de promessas não cumpridas.

Apesar de estar presente em diversos programas de governo desde Fernando Henrique até Lula e Bolsonaro, as obras da rodovia da Amazônia sempre esbarraram nos mesmos obstáculos:

  • Licenciamento ambiental travado
  • Unidades de conservação e terras indígenas na rota
  • Temor de aumento do desmatamento e grilagem
  • Decisões judiciais paralisando os trabalhos
  • Falta de investimentos consistentes

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x