1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / A região sudeste do Brasil se destaca na produção de energia solar e alcança quase 36% de toda geração nacional
Tempo de leitura 4 min de leitura

A região sudeste do Brasil se destaca na produção de energia solar e alcança quase 36% de toda geração nacional

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 25/02/2022 às 16:10
geração distribuída energia solar GD Fórum

Geração Distribuída através de usinas fotovoltaicas instaladas em empresas e residências nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais serão assuntos no Fórum GD Sudeste no mês de março deste ano no Brasil

Assuntos envolvendo energia solar acontecerá na capital mais rica do Brasil, a cidade de São Paulo, que será palco da 12ª edição do Fórum GD Sudeste este ano. Confirmada para os dias 08, 09 e 10 de março, o evento acontecerá no Blue Tree Premium Morumbi e receberá a presença dos principais especialistas do setor GD que o Brasil possui para debater o potencial energético da região Sudeste para este tipo de energia.

Outras notícias sobre o mercado de energia solar do Brasil

Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) revelam que o Sudeste brasileiro, formado pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, é a região com maior potencial de GD do país e conta com dois dos maiores estados geradores da fonte solar.

A nova edição do Fórum GD trará muitos debates sobre o assunto, o qual está em constante crescimento e já é responsável por 9 GW de potência instalada segundo a ABGD. A região Sudeste, por sua vez, é responsável por 35,6% da geração de energia solar no país, sendo grande parte dela através da micro e mini geração de energia.

Vários painéis darão vida ao evento e devem trazer em seus debates conhecimento rico sobre a GD, assim como um panorama técnico, tecnológico e comercial de projetos solares fotovoltaicos incluindo suas estruturas.

Painéis do Fórum GD Sudeste debateram desafios e soluções que fomentam o mercado GD do país

O auditório identificado como Sampa será um dos espaços disponíveis no Fórum GD deste ano. Ele será responsável por trazer tudo o que envolve o mercado GD atualmente, desde seus principais lançamentos e tendências, assim como visão dos principais players do setor principalmente agora com a aprovação do PL 5829/2019.

Já o auditório Garoa, por sua vez, que também fará parte da programação, será responsável por trazer um panorama técnico, tecnológico e comercial das estruturas para projetos solares fotovoltaicos, no qual muito conhecimento sobre a área será abordado por especialistas do setor.

De acordo com Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum GD Sudeste, “o evento trará ao todo mais de 30 painéis focados no setor de geração distribuída e abordará os mais variados temas que conectam o setor”.

Dentre os palestrantes confirmados estão Aurélio Souza, da Usina Azul, Sydnei Ipiranga, da Solar Plus Brasil, Gisele Santoni, da Geo Blue Soluções Ambientais, Thiago Bongiovanni, da Inoxpar, Bárbara Rubim, da Bright Strategies, Carlos Felipe Café, da AevoService entre muitos outros.

Fórum GD Sudeste acontecerá em formato híbrido

Seguindo as tendências nos últimos anos, a 12ª edição do Fórum GD Sudeste acontecerá em formato híbrido este ano também. O público poderá se inscrever tanto para participar de forma presencial como também em formato online, visto que a empresa idealizadora conta com plataforma exclusiva para sua realização.

Os interessados em participar devem acessar o site do evento, clicar na opção “Inscrições”, clicar no botão “Faça aqui sua inscrição” e finalizar a inscrição na plataforma que será aberta.

O evento, segundo Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG, possui a parceria das principais entidades do setor, o que permitirá o compartilhamento de conhecimento, apresentações ao vivo, vídeos e interações entre os participantes.

“O Grupo FRG Mídias e Eventos em parceria com algumas das principais entidades, empresas e a ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, se uniram para promover a 12ª Edição Especial do Fórum Regional de Geração Distribuída em 2022 – edição híbrida. O evento terá a participação dos principais players, especialistas do setor e representantes da academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis” explica Fraga.

Fonte do Editorial: 220 Assessoria de Imprensa

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos