A empresa italiana de petróleo Eni fez uma nova descoberta de petróleo no prospecto de exploração do Afoxé, localizado no Bloco 15/06, ao largo de Angola. A descoberta é estimada para conter entre 170 e 200 milhões de barris de petróleo leve
A Eni disse na segunda-feira que o poço Afoxé-1 NFW, que levou à descoberta de petróleo, está localizado na área sudeste do Bloco 15/06, a aproximadamente 120 km da costa, 50 km a sudoeste do Olombendo. FPSO e 20 km a oeste da recente descoberta de Kalimba-1. O poço foi perfurado em lâmina d’água de 780 metros e atingiu profundidade total de 1.723 metros.
De acordo com a Eni, Afoxé-1 NFW constatou que o óleo líquido é de alta qualidade (37 ° API) contido em arenitos do Mioceno Superior com excelentes propriedades petrofísicas.
- Incêndios florestais em Los Angeles! Inacreditável — Moto Honda sobrevive a incêndio e continua funcionando!
- Fundação Bradesco abre vagas de emprego para trabalhar das 6h às 16h:40 com 2h de intervalo! Oportunidade de nível superior no cargo de Orientador Pedagógico
- Sem processo seletivo! Fundação Getúlio Vargas tem hoje mais de 150 cursos gratuitos nas áreas de educação, gestão, humanidades e mais
- Startup mineira revoluciona a construção com casas entregues em 48 horas e já fatura R$ 120 milhões em apenas um ano
O poço não foi testado, mas foi realizada uma coleta intensiva de dados que indica uma capacidade de produção superior a 5.000 barris de petróleo por dia. As novas descobertas próximas de Kalimba e Afoxé agora representam juntos um potencial de 400 – 500 mboe de óleo de alta qualidade e representam um novo cluster que pode ser explorado em conjunto em um novo conceito de desenvolvimento.
A descoberta de afoxé é uma confirmação adicional do potencial de exploração de petróleo ainda mantido na parte sul do Bloco 15/06, anteriormente considerado principalmente propenso a gás. A Eni está planejando perfurar até quatro novos poços de exploração no bloco 15/06 durante 2019.
O CEO da Eni, Claudio Descalzi, disse: “A Eni está empenhada em desenvolver esta descoberta alavancando o seu melhor time-to-market, enquanto ao mesmo tempo lança uma intensa campanha de exploração que apoiará totalmente o crescimento orgânico a médio prazo da empresa. no país.”
O Bloco 15/06 é desenvolvido por uma Joint Venture formada pela Eni (36,84%, Operadora), a Sonangol P & P (36,84%) e a SSI Fifteen Limited (26,32%).
Em Novembro, a Eni assinou um acordo com a Sonangol para expandir o perímetro do Bloco offshore 15/06. Com este acordo em vigor, o bloco agora cobre uma área adicional de 400 km2 no lado oeste.
O bloco 15/06 da Eni está localizado a cerca de 350 km a noroeste de Luanda e a 130 km a oeste do Soyo, em profundidades entre os 200 me os 1.800 m. Os campos desenvolvidos Sangos, Cinguvu, Mpungi, Ochigufu e Cabaça S.E. estão vinculados a dois FPSOs instalados no bloco, Ngoma e Olombendo, com uma capacidade total de tratamento de óleo de 200 kbopd.
O Ngoma e o Olombendo FPSO começaram a produção em novembro de 2014 e fevereiro de 2017, respectivamente.