Programa de aprimoramento da vida útil de FPSO’s conta com a Shell Brasil e mais 3 instituições

Shell Brasil, ABS, SBM e CoppeUFRJ
 

Shell Brasil, ABS, SBM e Coppe/UFRJ se unem para desenvolvimento de tecnologia  que permitirá a maximização da vida útil destas unidades

Com foco no desenvolvimento de novas tecnologias que permitam aumentar a segurança operacional, reduzir custos, e aumentar a produtividade e eficiência de seus ativos, a Shell Brasil firmou um acordo de parceria com o ABS, a SBM Offshore e a Coppe/UFRJ para desenvolver ferramentas para avaliação, em tempo real, do impacto da filosofia operacional e condições ambientais na degradação de unidades FPSO.

O projeto, com investimento estimado de US$1,5 milhão e desenvolvido em dois anos integralmente no Brasil, consiste em determinar quais parâmetros e informações são de vital relevância para a avaliação da integridade de FPSOs, definir um padrão de aquisição e tratamento de dados de campo. Além disso, o projeto também desenvolverá novas técnicas para a estimativa do tempo remanescente para a operação segura da plataforma.

Essa metodologia representa uma abordagem completamente diferente da prática adotada atualmente, na qual a vida útil em serviço da plataforma é estimada na fase de projeto e sua degradação por envelhecimento verificada apenas no final da mesma. As novas técnicas permitirão racionalizar os custos de manutenção requeridos para a extensão da vida operacional de FPSOs.

Além de contribuir para o gerenciamento otimizado da integridade da unidade, essa nova metodologia proporcionará também o aumento da segurança dos trabalhadores embarcados, através da minimização da exposição às intervenções de reparo e inspeção, redução do risco de incidentes estruturais e de desvios das condições operacionais normais.

“Entender a condição atual e saber prever as alterações na integridade estrutural de unidades FPSO ao longo de sua vida útil é fundamental para suportar a decisão sobre o momento adequado para descomissionamento ou substituição. Esta parceria com a ABS, SBM Offshore e a Coppe/UFRJ é crucial para garantir a entrega de algo de valor para a indústria offshore,” declarou o gerente de Tecnologia da Shell Brasil, José Ferrari.

“Este projeto é uma oportunidade para a universidade unir esforços com a indústria no desenvolvimento de técnicas e metodologias avançadas que garantam de maneira confiável a extensão da vida operacional das plataformas em alto-mar,” afirmou Luis Sagrilo, professor do Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (LACEO) da Coppe/UFRJ.

Guilherme Pinto, gerente de Tecnologia da SBM Offshore no Brasil, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em fazer parte deste projeto. A SBM acredita que pode fornecer um valor agregado significativo por meio de sua especialização técnica, construída com ampla experiência no descomissionamento, extensão de vida e realocação de FPSOs e seu robusto programa de integridade de ativos”.

“Este projeto com a Shell, Coppe/UFRJ e SBM Offshore é uma importante oportunidade de desenvolvimento e de incorporar inovações tecnológicas às Regras do ABS e aos Regulamentos Internacionais aplicáveis ao projeto e gerenciamento operacional de integridade estrutural das Instalações Estacionárias Flutuantes de Produção de Óleo e Gás.
Também evidencia o Brasil como um Centro de desenvolvimento tecnológico de FPSOs,” declarou Sidney Bereicoa, Chief Engineer do ABS.

O programa será financiado recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).




Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior