Últimas obras de pavimentação do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal causaram efeito imediato na redução do frete de cargas e portos terão que se adaptar a grandes volumes de cargas em seus terminais
O Ministro da Infraestrutura do Governo Federal, Tarcísio Gomes de Freitas em entrevista ao canal do Youtube Vira News, no dia 19/02/2020, diz que já sabia dos desafios a serem enfrentados em sua gestão. Afinal, foram 3 trimestres seguidos de queda do PIB brasileiro e compressão fiscal sem precedentes, fato que tirou a capacidade de investimentos do governo.
- Concurso SENAI abre vagas de ensino médio e superior; salários de até R$6.973,86
- Muitas vagas de emprego hoje na empresa brasileira de perfuração Perbras
- Multinacional de recrutamento abre processo seletivo para embarque imediato em plataforma de perfuração
- Plantio de milho ganha ritmo no Mato Grosso e atinge 80% da área projetada
Mas Tarcísio acaba enaltecendo o presidente Jair Bolsonaro pela sua coragem em prover autonomia não somente a ele, mas a todos os ministros para compor e gerenciar suas equipes com critérios técnicos, com especialistas em todas as áreas. Depois de muito na história recente do país, agora é permitindo estabelecer um planejamento para os próximos 4 anos (até o final de 2023).
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
Ele complementa que todo esta planejamento está sendo seguido a risca pelo Governo Federal. Em suas palavras, para 2020 tudo está caminhando em passos largos e com pontualidade, mantendo essa meta também para 2021 e 2022.
Forças Armadas
” Nós estamos usando a capacidade das Forças Armadas, a competência, o acervo e experiência para muitas obras importantes”, diz Tarcísio.
A BR-163 ( Uma das mais movimentadas do Brasil e com muitos problemas de infraestrutura, logisticamente falando) foi concluída após cerca de 20 anos de transtornos. Escoamento de produtos, grãos e outros insumos era um grande problema, principalmente na época de chuva que ocasionava atoleiros e perigos constantes por estarem também em uma região de serra.
O exercito e o governo elaboraram um trabalho de planejamento e acompanhamento, com técnicos que conhecem bem a região amazônica.
A pavimentação foi concluída até o Porto de Miritituba que é o principal destino das cargas, ocasionando um barateamento imediato no preço do frete. Um caminhão de 40 toneladas por exemplo, que cobrava 8.400 reais pelo frete em média, hoje estão cobrando cerca de 6.500 reais (-26%). O número de viagens também aumentou, de 3 viagens por mês para 6 ou 7 mensalmente. Os portos estão tendo que se adaptar para atender essa grande demanda repentina de carga.
Assista entrevista completa abaixo: