Ferrovia de Integração Oeste-Leste já alcança 68% de execução e promete transformar o transporte ferroviário no país.
Se você é fã de boas notícias sobre o desenvolvimento ferroviário no Brasil, prepare-se: a maior obra de infraestrutura ferroviária no Brasil está avançando a passos largos. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que contará com impressionantes 1.527 km de extensão, conecta o Porto de Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins, e é um dos projetos mais ambiciosos do setor de construção no país.
Atualização do progresso da obra da infraestrutura ferroviária
As obras da infraestrutura ferroviária estão divididas em dois grandes blocos: os lotes de 1 a 4, sob responsabilidade da Bahia Mineração (Bamin) desde 2021, e os lotes 5, 6 e 7, conduzidos pela empresa pública Infra SA. Atualmente, o progresso físico da FIOL 2, que engloba grande parte do trecho central, já alcançou 68,31%.
Apesar de avanços robustos da infraestrutura ferroviária, o indicador de trilhos lançados ainda está em 46,62% do total. Confira os números mais recentes:
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Lote 5: 55,74% de trilhos lançados, correspondendo a 96,44 km na linha principal.
Lote 7: 80,84% de trilhos lançados, o que equivale a 146,8 km.
Lote 6: ainda aguarda início dos trabalhos para instalação de trilhos.
Enquanto o lote 6 está em planejamento para licitações e novos serviços, os remanescentes dos lotes 5 e 7 também estão sendo ajustados para continuidade.
Transformação para o futuro
Com conclusão total prevista para os próximos anos, a obra de infraestrutura ferroviária no Brasil promete impulsionar não só o transporte de cargas, mas também abrir novas portas para o desenvolvimento econômico das regiões cortadas pela ferrovia. A construção, que já emprega milhares de trabalhadores e movimenta diversos setores, simboliza um marco no fortalecimento da malha ferroviária brasileira.
Seja para exportação pelo Porto de Ilhéus ou para distribuição nacional, a FIOL é mais que um projeto; é um passo estratégico para um Brasil mais conectado e eficiente.