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A maior fabricante de carros elétricos do mundo, BYD, aposta no Brasil gerando cada vez mais empregos e renda

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/05/2022 às 12:59
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O Tan EV foi o primeiro veículo de passeio desenvolvido e o primeiro a chegar ao Brasil. – imagem: BYD/Divulgação

A BYD está apostando fortemente no Brasil com seus carros elétricos e outros segmentos. Além da geração de empregos, a montadora busca tirar o preconceito dos brasileiros com marcas chinesas.

Há cerca de 10 anos, o público brasileiro presenciou a chegada de diversas montadoras chinesas ao país. Na época, o foco era o grande varejo, com metas de modelos baratos e completos, entretanto, estas marcas enfrentaram duras críticas aos veículos devido à qualidade. Desse modo, poucas chinesas ainda estão no Brasil e uma delas está surgindo no horizonte disposta a enfrentar de igual para igual as gigantes mundiais. Esta empresa é a BYD, que está no Brasil oferecendo seus carros elétricos e gerando diversos empregos em suas unidades.

BYD abrirá 45 concessionárias no Brasil

Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil – Divulgação

A marca tem ganhado destaque no país, principalmente nos últimos meses. Desde que decidiu entrar no mercado de carros elétricos leves no Brasil no começo do ano, a montadora, que já atua no setor de ônibus e outras divisões com foco na eletricidade, já apresentou dois modelos e afirmou que abrirá 45 concessionárias no país, gerando diversos empregos.

De acordo com o diretor de vendas da BYD do Brasil, Henrique Antunes, a empresa começou focada em áreas de trabalho, como negócios em ônibus, energia solar e empilhadeiras. Os carros elétricos ainda eram algo distante dentro da marca, que surgiu com maior presença em 2015, mas também com foco nesses trabalhos. Sendo assim, surgiram modelos para táxi, furgões e patrulhas.

O executivo afirma que em 2017 a BYD decidiu internacionalizar os produtos para competir globalmente. Para isso, a multinacional desenvolveu um departamento de design e trouxe grandes profissionais da indústria. Sendo assim, a empresa começou a repaginar a linha e entrar no mercado internacional e em 2018 saiu o primeiro de vários carros elétricos, a primeira geração do Tan, com a nova versão sendo o primogênito do Brasil e que também está indo para outros mercados.

Empresa de carros elétricos e energia renovável atuará em duas frentes no Brasil

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Para o país, Antunes afirma que a BYD atuará em duas frentes, o premium de volume e o mercado de luxo. Segundo o diretor, os carros elétricos focarão nos rivais de luxo e os híbridos serão os carros chefe da marca em relação ao volume de vendas.

Os dois segmentos crescerão no país, o elétrico de luxo, mais caro, que desenvolve uma espécie de capa posicionando a marca ao lado das concorrentes e os premium híbridos de maior volume. Os dois primeiros modelos da empresa no Brasil, o Tan e o Han EV, focam no lado luxuoso, entretanto, podem esbarrar no preconceito do público pela BYD ser chinesa, como aconteceu anteriormente.

Entretanto, o executivo da empresa afirma que os chineses, atualmente, estão mais preparados para disponibilizarem produtos de maior qualidade e se posicionarem em segmentos superiores, além do de entrada, que é o mais barato, mas um degrau acima.

BYD gera centenas de empregos em seus polos industriais no país

O executivo destaca que a percepção se expandirá com a chegada das 45 lojas previstas para iniciarem suas atividades no fim do ano, resultando na geração de diversos empregos. Sendo 15 grupos distintos que cobrirão 12 capitais mais o Distrito Federal, além de pontos no interior dos estados.

Já em relação às fábricas da marca, a BYD afirma que já conta com três polos industriais no Brasil em outras áreas, gerando ainda mais empregos. As áreas são as de ônibus, placas fotovoltaicas e de baterias. Segundo o diretor, uma fábrica de veículos está na mira da empresa, mas ainda não há nenhum prazo para ser implantada.

Por fim, o executivo da BYD afirma que, após os carros elétricos já lançados, será a vez dos híbridos chegarem por aqui, já no segundo semestre deste ano. Os veículos já estão em fase de homologação.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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