1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Maior que muitos países, a gigante fábrica asiática da Hyundai entrega mais de 4.100 carros por dia e já produziu mais de 1,5 milhão de veículos em apenas um ano
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 21 comentários

Maior que muitos países, a gigante fábrica asiática da Hyundai entrega mais de 4.100 carros por dia e já produziu mais de 1,5 milhão de veículos em apenas um ano

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 21/06/2025 às 15:57
Atualizado em 22/06/2025 às 10:50
fabrica - carros -
A maior fábrica de carros do mundo não está na China nem pertence à Toyota: ela produz 1,5 milhão de veículos por ano e ocupa mais território do que alguns países
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
206 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com capacidade para fabricar um carro a cada 10 segundos, a planta da Hyundai em Ulsan virou uma cidade industrial que exporta veículos para todos os continentes

Imagine um lugar que produz um carro a cada poucos segundos, funciona sem parar o ano inteiro e ainda exporta para todos os continentes. Não, não estamos falando da China — embora pareça. A maior fábrica de automóveis do planeta, em termos de produção anual, fica mesmo na Coreia do Sul. Mais precisamente em Ulsan, onde a Hyundai ergueu um verdadeiro império sobre rodas.

A unidade principal do grupo sul-coreano cobre uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados, algo tão gigantesco que ultrapassa o território de países como Mônaco e Vaticano somados. De lá, saem todos os anos 1,5 milhão de carros, e esse número vai crescer: com os novos modelos elétricos previstos para 2026, a produção deve subir para 1,7 milhão de unidades.

Uma cidade que respira motores

Não é exagero dizer que essa fábrica funciona como uma cidade independente. São mais de 32 mil trabalhadores atuando no complexo, que abriga desde a fundição do aço até a montagem final dos carros. A Hyundai aplica o conceito de integração vertical ao extremo: dentro da mesma área são produzidos motores, transmissões, chapas metálicas e componentes eletrônicos — tudo sem depender de fornecedores externos.

E não para por aí. Em vez de uma linha para cada modelo, a planta de Ulsan opera com um sistema de linhas de montagem versáteis, capazes de fabricar até 17 modelos diferentes simultaneamente. Modelos de entrada, híbridos, SUVs, elétricos e até a divisão de luxo Genesis dividem espaço nas esteiras, que operam com alta flexibilidade e precisão. Segundo dados da própria Hyundai, um carro novo sai da fábrica a cada 10 segundos.

A unidade principal do grupo sul-coreano cobre uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados, algo tão gigantesco que ultrapassa o território de países como Mônaco e Vaticano somados

Logística pensada para exportar o mundo inteiro

A localização da planta não foi escolhida por acaso. Fica à beira-mar, de frente para o Oceano Pacífico, permitindo conexão direta com o porto de Ulsan. Todos os dias, três navios Ro-Ro (roll-on/roll-off) de grande porte saem carregados de veículos prontos, rumo a concessionárias espalhadas pelo planeta. Esses navios — detalhe importante — também são construídos por outra divisão da Hyundai, a Hyundai Heavy Industries, líder mundial em construção naval.

Cada embarcação transporta entre 3 mil e 5 mil carros, e cerca de 80% da produção total é destinada à exportação. Os pátios da fábrica têm capacidade para armazenar milhares de unidades, e sistemas automatizados fazem a triagem de cada veículo de acordo com o país de destino. É uma operação em ritmo militar: 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Ulsan x Wolfsburg x BYD: quem domina o ranking?

É natural pensar que a China ou a Alemanha dominariam a lista de maiores fábricas do mundo. Mas, em termos de quantidade de veículos produzidos, Ulsan ainda lidera. A planta da Volkswagen em Wolfsburg, por exemplo, tem 6,5 km² — maior em área —, mas fabrica cerca de 855 mil carros ao ano, quase metade da produção de Ulsan.

Já o caso da BYD, na China, é curioso: a montadora possui uma megaestrutura em Zhengzhou com 130 km², mas ainda não atinge os volumes da Hyundai. Isso se deve, em parte, à produção ainda focada em expansão de modelos elétricos e aos gargalos de exportação enfrentados por algumas fabricantes chinesas.

Além disso, a Hyundai tem a vantagem de dominar toda a cadeia logística, do aço ao navio, o que dá à empresa um poder de controle e agilidade únicos — e que explicam como consegue manter esse nível de produção sem interrupções.

E o futuro? Mais elétricos e mais autonomia

Com a transição global para veículos mais limpos, a Hyundai já está adaptando parte das linhas de Ulsan para aumentar a fabricação de modelos 100% elétricos, como o Ioniq 5 e Ioniq 6. A expectativa da empresa é que a fábrica passe a produzir pelo menos 200 mil veículos elétricos adicionais por ano até 2026, com foco em atender principalmente a Europa, América do Norte e Japão.

A planta também está incorporando robôs autônomos, inteligência artificial e digital twins no processo produtivo — tecnologias que colocam Ulsan na vanguarda da chamada Indústria 4.0. A fábrica foi uma das primeiras a adotar o conceito de “digital smart factory”.

YouTube Video

Uma vitrine da Coreia do Sul para o mundo

A Hyundai transformou o que era um estaleiro em 1968 numa vitrine do poder tecnológico sul-coreano. A fábrica de Ulsan não só ajuda a posicionar a Hyundai como uma das maiores montadoras do mundo, como também representa a capacidade da Coreia do Sul de liderar em setores estratégicos — automobilístico, naval e energético.

Hoje, mais do que uma planta industrial, Ulsan é símbolo de eficiência, integração e ousadia. E ao que tudo indica, vai continuar acelerando ainda mais nos próximos anos.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
21 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Orlando pinto de Arruda
Orlando pinto de Arruda
23/06/2025 20:03

O Brasil tem 525 anos, o PT governou menos de 18 anos,. O PT é culpado de que mesmo?????

Francisco
Francisco
Em resposta a  Orlando pinto de Arruda
24/06/2025 06:22

Sim, em tão pouco tempo, esse **** partido do ****, destruiu, arruinou e assaltou um país, que tinha e tem tudo para ser um dos melhores do mundo, esse PT partido de traidores. Precisou só de 04 anos para formar a maior quadrilha de assaltantes do mundo.

Gilmar
Gilmar
23/06/2025 17:06

Um país com 60% da população vivendo de bolsa família ( **** que não gostam de trabalhar) e que votam em um **** de 9 dedos por três vezes, quer chegar aonde?
A maioria semi ****,sem instrução alguma. Verdadeiras “massa de manobra”. Por isso muitos estão procurando outro país que dê melhores condições e que seja menos ****!!!

Hebert Azevedo
Hebert Azevedo
Em resposta a  Gilmar
23/06/2025 20:10

São 20 milhões de famílias e isso é 25% da população do Brasil. E são famílias que tem renda per capta de até R$ 218,00. É um auxilio para basicamente alimentação. Se já é impossível viver com salário mínimo brasileiro com dignidade, imagina viver só auxilio. Vc não sabe fazer conta não? Antes, essas pessoas tinha que buscar no lixo o alimento. Não existe isso que brasileiro não gosta de trabalhar, isso foi inventado pra manter 90% dos trabalhadores brasileiros como semiescravos ganhando no máximo 500 dólares por mês. Me mostra um pais civilizado onde 90% dos trabalhadores ganham menos da metade da dignidade humana. Engraçado é que foi o tal 9 dedos quem deu aumento real de salário mínimo durante todos anos dos seus mandatos, salário este que desde a sua criação até 2003 só perdeu valor, chegando a ser menor que o valor de uma cesta básica em 2002.

Carlos Roberto Maciel Machado
Carlos Roberto Maciel Machado
Em resposta a  Gilmar
23/06/2025 23:10

É sério que esse **** **** usou esse espaço pra fazer um comentário **** desse? Pare com isso seu **** fanático. Teu ex presidente imprestável e preguiçoso passou 4 anos como presidente, 2 como vereador e 28 como parlamentar. E eu pergunto: O que ele fez para impulsionar o progresso do nosso pais? Lula foi pra Arábia Saudita e voltou com uma pasta embaixo do braço com 20 bilhões em acordos comerciais; Bolsonaro foi a Arábia Saudita e voltou com uma pasta cheia de jóias que não eram dele,e ele mandou vender.

Alex
Alex
Em resposta a  Carlos Roberto Maciel Machado
26/06/2025 18:30

Sério mesmo que vc tá falando isso? A estatais estão bem né? Tudo dando lucro??? Tá de sacanagem. País onde o ministro da economia não sabe qual a rais quadrada de 25 tem que se f… mesmo.

Abraao silva
Abraao silva
Em resposta a  Gilmar
24/06/2025 07:07

Sabe porque o Brasil não é o melhor país do mundo, por causa da corrupção e talvez você seja uma dessas pessoas **** do tipo que aceita propina para se dar bem, pense nisso e ajude fazer a diferença.tenha um bom dia

Leandro Lopes
Leandro Lopes(@leandrollopess)
23/06/2025 13:22

O Brasil, é um país relativamente novo e que está passando o que vários países que hoje é desenvolvido já passou, acredito que vamos superar todos os problemas e crescer isso é natural, já somos o celeiro do mundo, então o que falta investir seriamente, combater a corrupção,leis mais pesadas e e eliminar as burocracias

Andre ricardo
Andre ricardo
Em resposta a  Leandro Lopes
23/06/2025 18:10

Esse pessoal.que fica criticando o brasil dizendo que viver em outros países e melhor entao se fosse assim bom.do jeito que eles falaram não precisava o governo brasileiro gastar tantobdinheirobpra trazer esses pessoal de volta para o brasil vcs quebram a carac

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x