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A indústria ferroviária ainda tem chances de prosperar no Brasil? O transporte sobre trilhos é um modal logístico muito mais barato, seguro e sustentável mas… anda à passos curtos, apesar de esforços da gestão anterior

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 23/06/2024 às 16:48
Trem de carga '3' viajando por trilhos no campo brasileiro, com um caminhão próximo, simbolizando logística intermodal.
Um trem de carga moderno, designado como ‘3’, transporta diversas cargas através da paisagem rural brasileira, demonstrando a eficiência da intermodalidade logística no país

Frente Parlamentar está tentando continuar legado do programa PRÓ-TRILHOS para restabelecimento da indústria ferroviária brasileira, aumentar a competitividade e geração de empregos

No último dia 19 de junho, em Brasília, um importante passo foi dado para o avanço da indústria ferroviária no Brasil com o lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira. Esta iniciativa, que já conta com a adesão de 209 deputados, marca um momento decisivo para a indústria ferroviária nacional, demonstrando um compromisso legislativo robusto com o desenvolvimento e a modernização desse setor estratégico.

Contexto e Importância da Frente Parlamentar

O evento foi mais que uma cerimônia formal; representou um compromisso coletivo em endereçar as necessidades críticas de um setor que é fundamental para a logística e a economia do país. O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), presidente da Frente, destacou a dupla missão do grupo: aperfeiçoar a legislação e fortalecer o diálogo entre a indústria ferroviária e o governo. A intermodalidade, segurança e sustentabilidade do transporte ferroviário foram apontadas como essenciais para o desenvolvimento do país, uma visão compartilhada por líderes industriais e parlamentares presentes.

Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira é lançada com a adesão de 209 deputados
Foto: José Eduardo Guidi, diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT;
Vicente abate, presidente da ABIFER; Deputada Federal Denise Pessôa (PT/RS), segunda vice-presidente da Frente;
Deputado Federal, Pedro Uczai (PT/SC), presidente da Frente; Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte
Ferroviário do Ministério dos Transportes e
Massimo Giavina, primeiro vice-presidente do SIMEFRE e conselheiro Consultivo da ABIFER.
(divulgação Abifer)

O Papel Estratégico da Indústria Ferroviária

Massimo Giavina, primeiro vice-presidente do SIMEFRE, e Vicente Abate, presidente da ABIFER, reforçaram a importância de engajar toda a sociedade no fortalecimento da indústria ferroviária, que é estratégica não apenas para o transporte de carga, mas também para o de passageiros. Eles enfatizaram a necessidade de produtos de alta qualidade e de suporte técnico adequado, contrastando a robustez da indústria nacional com a problemática da importação de produtos de baixa qualidade.

Impactos Econômicos e Sustentáveis Esperados

A Frente Parlamentar se compromete a substituir frota de vagões e locomotivas antigas por modelos tecnologicamente avançados e sustentáveis, prometendo reduções significativas no consumo de combustível e emissões de CO2. Esta renovação visa não apenas melhorar a eficiência energética, mas também a segurança operacional, aumentando a produtividade das concessionárias em pelo menos 30%.

A introdução de novas tecnologias sustentáveis na indústria ferroviária é um dos pilares principais da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira. Tecnologias avançadas prometem não apenas uma economia significativa de combustível, mas também uma redução considerável na emissão de gases de efeito estufa, alinhando o setor ferroviário com as diretrizes globais de sustentabilidade.

Desafios e Propostas Legislativas

O deputado federal Mauro Pereira (MDB/RS) e outros membros destacaram o apoio robusto que a Frente já recebeu, indicativo de um potencial significativo para avançar propostas legislativas que resolvam entraves trabalhistas, sociais e ambientais que atualmente limitam o desenvolvimento ferroviário. A legislação proposta visa harmonizar as necessidades do setor com as regulamentações existentes, garantindo um crescimento contínuo e sustentável.

A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira busca criar um ambiente legislativo que promova o desenvolvimento sustentável da indústria ferroviária. Isso inclui a harmonização das legislações para evitar a paralisação dos projetos ferroviários por questões trabalhistas, sociais ou ambientais, permitindo que a indústria ferroviária se desenvolva de forma contínua e sustentável.

Metas Futuras e Sustentabilidade

Entre as metas da Frente, está o aumento da participação ferroviária na matriz de carga brasileira de 27% para 40% até 2035, o que reflete uma política de estado ambiciosa do ministério dos transportes. Outros objetivos incluem a inserção da indústria ferroviária no programa “MOVER” do MDIC, buscando financiamento e incentivos do BNDES e do Fundo Clima para promover ainda mais o desenvolvimento sustentável.

A inserção da indústria ferroviária no programa “MOVER” do MDIC é uma das prioridades da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira. O objetivo é obter financiamento e incentivos do BNDES e do Fundo Clima, o que permitirá um desenvolvimento ainda mais sustentável da indústria ferroviária, promovendo inovações tecnológicas e a geração de empregos.

Programa PRÓ-TRILHOS do Governo Bolsonaro

Programa Pró-Trilhos incentiva o transporte por trens no país | AGORA CNN

Além das iniciativas da Frente Parlamentar, o Programa PRÓ-TRILHOS, lançado durante o governo de Jair Bolsonaro, representa um marco importante no desenvolvimento ferroviário do Brasil. Instituído pela Medida Provisória nº 1.065/21, o PRÓ-TRILHOS visa aumentar a atratividade do setor privado para realizar investimentos em ferrovias, sejam elas novas (greenfields) ou utilizando infraestrutura existente (brownfields). Este programa permite que empresas privadas construam e operem ferrovias, ampliando significativamente a malha ferroviária brasileira.

Até o final de 2022, o PRÓ-TRILHOS havia recebido 76 requerimentos para a construção e operação de ferrovias, totalizando mais de 19 mil quilômetros de novas ferrovias privadas e investimentos superiores a R$ 224 bilhões. Estes investimentos são 100% privados e têm o potencial de gerar milhões de empregos diretos e indiretos, além de reduzir os custos logísticos e as emissões de CO2. A expectativa é que o aumento da infraestrutura ferroviária não só melhore a competitividade do setor, mas também promova um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado no país.

O PRÓ-TRILHOS também destaca a importância da ferrovia na matriz de transporte brasileira. Com o aumento da malha ferroviária, espera-se uma maior eficiência no transporte de cargas, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e os custos associados. Este programa complementa as metas da Frente Parlamentar ao buscar uma maior integração e eficiência no sistema de transporte brasileiro.

Emprego, Renda e Competitividade

Outro aspecto fundamental da frente é a geração de emprego e renda, alinhada à inclusão da indústria ferroviária no programa “MOVER” do MDIC, com acesso a financiamento e incentivos do BNDES e do Fundo Clima. Isso visa não apenas impulsionar a competitividade da indústria nacional, mas também garantir um fornecimento adequado de peças de reposição e assistência técnica, diferenciando os produtos nacionais dos importados de baixa qualidade.

O lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, juntamente com o programa PRÓ-TRILHOS do governo Bolsonaro, representa um testemunho do reconhecimento crescente sobre a importância estratégica da indústria ferroviária para o futuro do Brasil. Com um plano de ação claro e o apoio significativo do Congresso, há um caminho promissor pela frente para o desenvolvimento de uma infraestrutura ferroviária que seja ao mesmo tempo robusta, eficiente e sustentável. Este é um momento de transformação que pode muito bem definir a próxima era de transporte ferroviário no país, impulsionando o PIB nacional e melhorando a qualidade de vida dos brasileiros através de uma logística mais eficaz e sustentável.

A Frente Parlamentar não só visa resolver os problemas atuais, mas também planeja para o futuro. Com o aumento da participação ferroviária na matriz de carga brasileira, espera-se uma redução significativa nos custos logísticos e uma maior eficiência energética. Além disso, a implementação de políticas de ESG na cadeia produtiva da indústria ferroviária ajudará a alcançar uma maior sustentabilidade ambiental.

A harmonização das legislações é crucial para garantir que os projetos ferroviários não sejam paralisados por questões trabalhistas, sociais ou ambientais. A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira trabalha para criar um ambiente legislativo que promova o desenvolvimento sustentável da indústria ferroviária, permitindo que ela cresça de forma contínua e sustentável.

Com o apoio significativo do Congresso e um plano de ação claro, a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira está posicionada para transformar a indústria ferroviária do país. Este é um momento de transformação que pode muito bem definir a próxima era de transporte ferroviário no Brasil, impulsionando o PIB nacional e melhorando a qualidade de vida dos brasileiros através de uma logística mais eficaz e sustentável.

Em resumo, a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, em conjunto com o programa PRÓ-TRILHOS, representa um compromisso significativo com o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura ferroviária do país. Com foco na inovação, sustentabilidade e eficiência, a frente está preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem, garantindo um futuro próspero e sustentável para a indústria ferroviária brasileira.

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Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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