As pontes Tsunoshima e Eshima são exemplos da habilidade do Japão em combinar soluções práticas e tecnológicas avançadas, respeitando cronogramas e orçamentos. Elas simbolizam a capacidade do país de criar estruturas que não apenas atendem às necessidades funcionais, mas também enriquecem a paisagem e contribuem para o turismo e a economia local.
A tecnologia do Japão na construção de pontes é, sem dúvida, um modelo de inovação e eficiência para o mundo. Conhecido por sua vanguarda tecnológica, tem se destacado no setor de construção civil com megaconstruções impressionantes, especialmente no que diz respeito à construção de pontes. Duas dessas estruturas, as pontes Tsunoshima e Eshima, são exemplos perfeitos da excelência japonesa em engenharia e arquitetura.
Pontes Tsunoshima e Eshima: beleza e inovação
Inaugurada em 2000, a ponte Tsunoshima custou aproximadamente 130 milhões de dólares e rapidamente se tornou um ícone de beleza arquitetônica no Japão. Situada em um cenário paradisíaco, ela conecta a cidade de Shimonoseki à ilha Honshu, atravessando o mar do Japão. A ponte Eshima, por sua vez, demandou um investimento de 200 milhões de dólares e é conhecida por sua arquitetura peculiar, sendo a terceira maior ponte de estrutura rígida do mundo.
Tecnologia do Japão e desafios na construção desses megaprojetos
As pontes japonesas são notáveis não apenas por sua estética, mas também pela tecnologia empregada em sua construção. A ponte Eshima, por exemplo, foi construída com um método de montagem em balanço, permitindo a extensão do píer enquanto equilibra as margens esquerda e direita. E além, a fundação do píer principal utilizou uma estaca prancha metálica com diâmetro de cerca de 31 metros, uma das maiores do Japão.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
Além de facilitar o transporte e o comércio, as pontes Tsunoshima e Eshima se tornaram atrações turísticas por si só. A Tsunoshima, frequentemente mencionada como a ponte mais bonita do Japão, atrai mais de 900.000 visitantes anualmente. A Eshima, além de seu papel crucial na economia local, também ganhou destaque em comerciais de televisão, destacando sua inclinação íngreme e impressionante arquitetura.