1. Início
  2. / Construção
  3. / A famosa ponte que balançava demais em Londres, que fechou em 2 dias e foi salva por 89 amortecedores para se tornar um ícone da engenharia
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

A famosa ponte que balançava demais em Londres, que fechou em 2 dias e foi salva por 89 amortecedores para se tornar um ícone da engenharia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/06/2025 às 10:08
A Ponte do Milênio: a saga da "ponte que balançava demais" em Londres
A Ponte do Milênio: a saga da “ponte que balançava demais” em Londres
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Inaugurada como um ícone, a Millennium Bridge se tornou a ponte que balançava demais, sendo fechada em dois dias. Entenda a engenharia por trás do problema e sua engenhosa solução

Entenda história que ficou conhecida como a ponte que balançava demais. Analisamos seu design inovador, as causas do problema, a solução de engenharia implementada e o legado duradouro que deixou para a construção de pontes em todo o mundo.

A Millennium Bridge, em Londres, foi concebida como um emblema da virada do século, uma “lâmina de luz” de aço cruzando o rio Tâmisa. No entanto, sua inauguração em 2000 foi marcada por um evento dramático: a ponte começou a oscilar de forma alarmante, ganhando o apelido de “Wobbly Bridge” (Ponte Oscilante).

O design inovador da Millennium Bridge

Fruto de um concurso de design lançado em 1996, a Millennium Bridge foi projetada por uma equipe de estrelas, incluindo o arquiteto Norman Foster, a empresa de engenharia Arup e o escultor Sir Anthony Caro. O conceito era criar uma travessia de pedestres minimalista, uma “lâmina de luz” que não obstruísse a vista da Catedral de St. Paul.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O resultado foi uma ponte suspensa em aço com 320-333 metros de comprimento. Seus cabos de suspensão laterais e um perfil muito raso, sem grandes torres, conferiram-lhe uma aparência elegante e esbelta, um verdadeiro marco do design. O custo da construção foi de £18,2 milhões.

Inauguração e pânico, o fenômeno da ponte que balançava demais

A famosa ponte que balançava demais em Londres, que fechou em 2 dias e foi salva por 89 amortecedores para se tornar um ícone da engenharia

A ponte foi inaugurada em 10 de junho de 2000, atraindo uma multidão de cerca de 100.000 pessoas ao longo do dia, com até 2.000 sobre a estrutura simultaneamente. Logo após a abertura, os pedestres começaram a sentir um “movimento de oscilação alarmante”.

A oscilação era predominantemente lateral, atingindo uma amplitude máxima de aproximadamente 70mm. O movimento era tão intenso que as pessoas se agarravam aos corrimãos para manter o equilíbrio. Após tentativas frustradas de limitar o número de pessoas, a ponte que balançava demais foi totalmente fechada em 12 de junho de 2000, apenas dois dias após sua inauguração, gerando constrangimento e críticas.

Desvendando a excitação lateral síncrona

A empresa de engenharia Arup iniciou uma investigação exaustiva. Após descartar o vento como causa, o foco se voltou para a carga induzida pelos pedestres. A investigação concluiu que a causa era um fenômeno então pouco conhecido: a excitação lateral síncrona (SLE).

A SLE é um ciclo de feedback positivo:

Um leve movimento inicial da ponte ocorre.

Os pedestres, de forma inconsciente, ajustam seus passos para se equilibrarem.

As forças laterais dos passos sincronizados com o balanço da ponte adicionam mais energia à oscilação.

O movimento se amplifica, fazendo com que mais pessoas sincronizem seus passos.

Os códigos de design da época não contemplavam adequadamente este fenômeno, que transformou a Millennium Bridge na ponte que balançava demais.

A solução de engenharia, como os amortecedores estabilizaram a ponte

Em vez de aumentar a rigidez, o que alteraria o design da ponte, os engenheiros optaram por controlar a ressonância. A solução foi a instalação de um complexo sistema de amortecedores (dampers) para dissipar a energia da vibração.

Foram instalados 89 amortecedores no total:

37 amortecedores viscosos: Projetados para controlar os movimentos laterais e de torção, foram instalados discretamente sob o tabuleiro da ponte.

52 amortecedores de massa sintonizada (TMDs): Para controlar o movimento vertical, foram adicionados como medida de precaução.

Esta adaptação custou £5 milhões e durou de maio de 2001 a janeiro de 2002.

O legado da ponte que balançava demais na engenharia mundial

Após a instalação dos amortecedores, a ponte foi submetida a rigorosos testes, incluindo uma travessia com mais de 2.000 pessoas. A estabilidade foi confirmada, e a Millennium Bridge foi reaberta com sucesso em 22 de fevereiro de 2002.

O incidente, embora embaraçoso, teve um legado duradouro. Impulsionou uma vasta pesquisa sobre a interação entre pedestres e estruturas, levando a revisões nos códigos de construção de pontes em todo o mundo. Os engenheiros passaram a ter uma compreensão muito maior sobre as vibrações laterais.

Hoje, a Millennium Bridge é um marco celebrado de Londres e uma ligação vital sobre o Tâmisa. A história da ponte que balançava demais se tornou um estudo de caso fundamental, um testemunho da capacidade da engenharia de aprender com desafios imprevistos e encontrar soluções duradouras.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x