1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A era dos motores 3 cilindros está acabando!? Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 9 comentários

A era dos motores 3 cilindros está acabando!? Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/11/2024 às 08:25
A era dos motores 3 cilindros está acabando: Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!
Foto: Dall-e

Fim dos motores 3 cilindros? Descubra por que as montadoras estão deixando essa configuração de lado e quais são os principais modelos que ainda utilizam esse tipo de propulsor.

O futuro dos motores 3 cilindros tem gerado muita discussão, especialmente nas redes sociais. Críticas e opiniões inflamadas surgem em perfis e canais no YouTube, onde muitos “especialistas” afirmam que esses propulsores são frágeis ou descartáveis. No entanto, a realidade conta uma história diferente: esses motores compactos equipam cerca de metade dos carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Com eficiência energética e desempenho surpreendentes, os motores 3 cilindros estão longe de serem descartáveis — e continuam a conquistar espaço no mercado global.

Um pouco da história dos motores 3 cilindros no Brasil e no mundo

Será que estaria mesmo chegando o fim dos motores 3 cilindros? Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.

Contudo, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros, ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que usam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.

Os motores 3 cilindros estão no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.

Motor 3 cilindros é bom?

Grande parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.

O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, visto que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores de automóveis perdem muita energia para vencer o atrito de suas peças.

Segundo os engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos apenas com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para transferir às rodas.

O pulo do gato foi unir o bloco com turbo compressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Sendo assim, as fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.

Fim dos motores 3 cilindros? Principais carros com o propulsor em 2024

As desvantagens do motor 3 cilindros também é grande e, entre elas, estão a menor potência, visto que, em geral, tem menos potência do que os motores de quatro cilindros, o que pode afetar o desempenho do veículo, especialmente em situações de alta carga ou velocidade.

Apesar dos rumores do fim dos motores 3 cilindros, atualmente, o mercado nacional conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Entre os modelos estão:

  • Peugeot 208;
  • Hyundai HB20S;
  • BMW Série 1;
  • Fiat Argo;
  • Volkswagen Virtus;
  • Fiat Pulse;
  • Fiat Strada;
  • Chevrolet Onix Plus;
  • Chevrolet Montana;
  • Chevrolet Onix;
  • Renault Kardian;
  • Chevrolet Tracker;
  • Volkswagen T-Cross;
  • Hyundai HB20;
  • Hyundai Creta;
  • Fiat Fastback;
  • Citroën C3;
  • Renault Kwid;
  • Citroën C3 Aircross;
  • Volkswagen Nivus;
  • BMW X1;
  • Volkswagen Polo;
  • Toyota GR Corolla;
  • Mini Cooper.

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x