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A era dos motores 3 cilindros está acabando!? Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/11/2024 às 08:25
A era dos motores 3 cilindros está acabando: Conheça os carros mais racionais para comprar hoje e entenda o que está por trás dessa decisão das montadoras!
Foto: Dall-e
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Fim dos motores 3 cilindros? Descubra por que as montadoras estão deixando essa configuração de lado e quais são os principais modelos que ainda utilizam esse tipo de propulsor.

O futuro dos motores 3 cilindros tem gerado muita discussão, especialmente nas redes sociais. Críticas e opiniões inflamadas surgem em perfis e canais no YouTube, onde muitos “especialistas” afirmam que esses propulsores são frágeis ou descartáveis. No entanto, a realidade conta uma história diferente: esses motores compactos equipam cerca de metade dos carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Com eficiência energética e desempenho surpreendentes, os motores 3 cilindros estão longe de serem descartáveis — e continuam a conquistar espaço no mercado global.

Um pouco da história dos motores 3 cilindros no Brasil e no mundo

Será que estaria mesmo chegando o fim dos motores 3 cilindros? Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.

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Contudo, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros, ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que usam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.

Os motores 3 cilindros estão no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.

Motor 3 cilindros é bom?

Grande parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.

O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, visto que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores de automóveis perdem muita energia para vencer o atrito de suas peças.

Segundo os engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos apenas com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para transferir às rodas.

O pulo do gato foi unir o bloco com turbo compressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Sendo assim, as fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.

Fim dos motores 3 cilindros? Principais carros com o propulsor em 2024

As desvantagens do motor 3 cilindros também é grande e, entre elas, estão a menor potência, visto que, em geral, tem menos potência do que os motores de quatro cilindros, o que pode afetar o desempenho do veículo, especialmente em situações de alta carga ou velocidade.

Apesar dos rumores do fim dos motores 3 cilindros, atualmente, o mercado nacional conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Entre os modelos estão:

  • Peugeot 208;
  • Hyundai HB20S;
  • BMW Série 1;
  • Fiat Argo;
  • Volkswagen Virtus;
  • Fiat Pulse;
  • Fiat Strada;
  • Chevrolet Onix Plus;
  • Chevrolet Montana;
  • Chevrolet Onix;
  • Renault Kardian;
  • Chevrolet Tracker;
  • Volkswagen T-Cross;
  • Hyundai HB20;
  • Hyundai Creta;
  • Fiat Fastback;
  • Citroën C3;
  • Renault Kwid;
  • Citroën C3 Aircross;
  • Volkswagen Nivus;
  • BMW X1;
  • Volkswagen Polo;
  • Toyota GR Corolla;
  • Mini Cooper.

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Joacyr Merlo
Joacyr Merlo
25/11/2024 08:48

A maioria dos compradores nem imaginam o que estão comprando por isso vendeu esse número que foi divulgado e também por falta de alternativa todos lançaram sem divulgar essa informação, e quando não dá retifica e descartável mesmo.

Ismael Rocha lima
Ismael Rocha lima
11/11/2024 19:12

Não falou nada com nada. Muito mal explicado.

Ismael Caetano
Ismael Caetano
11/11/2024 02:04

Comprei 2 onix aspirados novo, pra trabalho, rodamos 200 km em média por dia, vou fazer a quarta revisão de 10 mil km, até agora tá excelente os carros, e tem potência normal a um de 4 cilindros

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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