Fim dos motores 3 cilindros? Descubra por que as montadoras estão deixando essa configuração de lado e quais são os principais modelos que ainda utilizam esse tipo de propulsor.
O futuro dos motores 3 cilindros tem gerado muita discussão, especialmente nas redes sociais. Críticas e opiniões inflamadas surgem em perfis e canais no YouTube, onde muitos “especialistas” afirmam que esses propulsores são frágeis ou descartáveis. No entanto, a realidade conta uma história diferente: esses motores compactos equipam cerca de metade dos carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Com eficiência energética e desempenho surpreendentes, os motores 3 cilindros estão longe de serem descartáveis — e continuam a conquistar espaço no mercado global.
Um pouco da história dos motores 3 cilindros no Brasil e no mundo
Será que estaria mesmo chegando o fim dos motores 3 cilindros? Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.
Contudo, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros, ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que usam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.
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Os motores 3 cilindros estão no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.
Motor 3 cilindros é bom?
Grande parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.
O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, visto que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores de automóveis perdem muita energia para vencer o atrito de suas peças.
Segundo os engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos apenas com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para transferir às rodas.
O pulo do gato foi unir o bloco com turbo compressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Sendo assim, as fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.
Fim dos motores 3 cilindros? Principais carros com o propulsor em 2024
As desvantagens do motor 3 cilindros também é grande e, entre elas, estão a menor potência, visto que, em geral, tem menos potência do que os motores de quatro cilindros, o que pode afetar o desempenho do veículo, especialmente em situações de alta carga ou velocidade.
Apesar dos rumores do fim dos motores 3 cilindros, atualmente, o mercado nacional conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Entre os modelos estão:
- Peugeot 208;
- Hyundai HB20S;
- BMW Série 1;
- Fiat Argo;
- Volkswagen Virtus;
- Fiat Pulse;
- Fiat Strada;
- Chevrolet Onix Plus;
- Chevrolet Montana;
- Chevrolet Onix;
- Renault Kardian;
- Chevrolet Tracker;
- Volkswagen T-Cross;
- Hyundai HB20;
- Hyundai Creta;
- Fiat Fastback;
- Citroën C3;
- Renault Kwid;
- Citroën C3 Aircross;
- Volkswagen Nivus;
- BMW X1;
- Volkswagen Polo;
- Toyota GR Corolla;
- Mini Cooper.
Claro o motivo é um só descartável
Existem bons e maus motores de 3 cilindros, tal como de 4, 6 8… Não é o número de cilindros que determina se um motor é bom ou ruim.
Até porque o TSI da VW não tem relação nenhuma com o 3 cilindros gm ou Hyundai.
Claro que os 3 cilindros atuais vieram com tecnologias novas, e algumas deram (e algumas seguem dando) problemas.
A sobrealimentação e a injeção direta são mais complexas, mas estão confiáveis.
A correia banhada a óleo está sim vem sendo problema… Mas vamos lembrar que os 3 cilindros da Fiat, Hyundai e Nissan (que não é o mesmo do kwid e Sandero) usam corrente, e o vê correia seca.
E tem motores 4 cilindros que usam correia banhada e dão problema (Amarok, nova ranger 4 cilindros)
O Brasil tem que parar de deixar entrar essas coisas ruins aqui no país.esquece,quem pensar em comprar um carro não comprei com motor 3 cilindros não eu caí nessa besteira.comprei um reno Logan 1.0 3 cilindros para trabalhar com aplicativo.a pior coisa que fiz em minha vida fiquei um ano com o carro 8 meses passei só na oficina.o carro me quebrou.fica a dica.