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A construção da nova ferrovia no Brasil que vai ligar o Atlântico ao Pacífico em uma rota de mais de 2.700 km para transformar o comércio com a Ásia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 06/06/2025 às 09:51
A nova ferrovia no Brasil: o projeto do Corredor Bioceânico para ligar o Atlântico ao Pacífico
A nova ferrovia no Brasil: o projeto do Corredor Bioceânico para ligar o Atlântico ao Pacífico

O sonho vem se tornando realidade em construir uma nova ferrovia no Brasil para cortar a América do Sul. Conheça os trechos, os parceiros, os benefícios econômicos e os desafios monumentais do projeto.

A Ferrovia Bioceânica representa um antigo sonho sul-americano. Trata-se de uma nova ferrovia no Brasil e países vizinhos para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico. Este projeto de infraestrutura tem o potencial de redefinir a geografia econômica do continente, otimizar exportações e aprofundar a integração regional.

Este artigo explora a saga da Ferrovia Bioceânica. Analisaremos os trechos em desenvolvimento no Brasil, as parcerias internacionais, os benefícios esperados e os imensos desafios a serem superados para que este sonho se torne realidade.

A evolução da Ferrovia Bioceânica

A ideia de uma ligação ferroviária transcontinental na América do Sul não é nova. Propostas como a “Ferrovia Transulamericana” datam da década de 1950. O que era um sonho distante tornou-se um imperativo estratégico, impulsionado pela ascensão dos mercados asiáticos.

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Iniciativas como a IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana) e o Cosiplan (Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento) forneceram plataformas para o planejamento. Contudo, o avanço foi muitas vezes fragmentado. As lições aprendidas com projetos anteriores são cruciais para o sucesso da atual iniciativa.

A nova ferrovia no Brasil com os trechos da FIOL e da FICO

A construção da nova ferrovia no Brasil que vai ligar o Atlântico ao Pacífico em uma rota de mais de 2.700 km para transformar o comércio com a Ásia

O Brasil tem um papel central neste projeto. O governo brasileiro, em diversas gestões, tem demonstrado forte engajamento, incluindo trechos da Bioceânica no Novo PAC. A construção desta nova ferrovia no Brasil se baseia em dois projetos cruciais:

Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL): Com 1.527 km, conectará o futuro Porto Sul (BA) a Figueirópolis (TO). O trecho I foi leiloado para a Bamin. O trecho II está em obras sob responsabilidade da Infra S.A. O trecho III está em estudo.

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO): Projetada para ir de Mara Rosa (GO) até o Acre, na fronteira com o Peru. O trecho I (Mara Rosa-Água Boa) está em construção pela VALE S.A., como contrapartida pela renovação de outra concessão. A FICO é vital para escoar a produção de grãos do Centro-Oeste.

Ferrovia Bioceânica: China, Peru, Bolívia e a integração sul-americana

A Ferrovia Bioceânica insere-se em um complexo cenário geopolítico. A participação da China é um fator determinante, oferecendo capital e expertise técnica. O interesse chinês é garantir acesso eficiente a commodities sul-americanas, como soja e minério de ferro.

O Peru figura como o principal parceiro na costa do Pacífico, com o megaporto de Chancay, financiado por chineses, sendo o provável terminal. A Bolívia também manifestou interesse em aderir ao projeto. Paralelamente, a Rota Bioceânica de Capricórnio, de base rodoviária, conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, mostrando que a integração continental avança em múltiplas frentes.

Os imensos desafios técnicos, ambientais e sociais da nova ferrovia no Brasil

Especialistas e estudos técnicos apontam para desafios monumentais. A transposição da Cordilheira dos Andes e da Floresta Amazônica impõe obstáculos de engenharia sem precedentes, exigindo longos túneis e pontes altas, o que eleva custos.

Os riscos ambientais são imensos. O traçado atravessa biomas críticos como a Amazônia e o Cerrado, ameaçando com desmatamento, fragmentação de habitats e impactos na biodiversidade. Os impactos sociais também são uma grande preocupação. Comunidades indígenas e tradicionais podem ter seus territórios e modos de vida afetados. A governança do projeto, que envolve múltiplos países, exige uma coordenação robusta e um compromisso político de longo prazo para superar os desafios.

O que o Brasil ganha com a nova ferrovia transcontinental?

A promessa de ganhos econômicos é o grande motor do projeto. Estudos projetam uma redução de 10 a 17 dias no tempo de trânsito de produtos do Brasil para a Ásia. Os custos de frete podem ser reduzidos em até 30% para a produção de grãos de Mato Grosso, por exemplo.

Essa nova ferrovia no Brasil visa catalisar os setores agrícola e de mineração do interior do país. Ao fornecer uma rota de exportação mais eficiente, pode destravar um potencial produtivo ainda maior. Além disso, pode fomentar o desenvolvimento regional, com geração de empregos, atração de investimentos e melhoria da infraestrutura em áreas historicamente isoladas.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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