O maior navio de cruzeiro da história da China, com 141.900 toneladas e 341 metros de comprimento, está quase pronto, consolidando o país como um dos líderes na construção de embarcações de grande porte
Segundo a mídia chinesa, o gigante asiático está próximo de concluir seu segundo grande navio de cruzeiro construído domesticamente, após mais de três meses de montagem intensiva, sendo um grande avanço na industria naval. Com cerca de 80% da estrutura finalizada, a plataforma de três camadas já está completamente formada, marcando um avanço no projeto.
Desde que entrou no cais em abril, o navio passou por uma série de etapas significativas, incluindo a união bem-sucedida de 28 seções principais e 26 subseções, permitindo o progresso na soldagem estrutural e na instalação de equipamentos.
Este segundo navio é notavelmente maior que seu antecessor, com uma tonelagem bruta de 141.900 toneladas, um aumento de 6.400 toneladas, e um comprimento de 341 metros, 17,4 metros a mais do que o primeiro navio.
- Quebra-gelo nuclear mais potente do mundo é lançado pela Rússia, com capacidade de 350 MW
- Estaleiro Rio Grande fecha contrato bilionário com Transpetro para construção de supernavios: a salvação da indústria naval brasileira está próxima?
- CIA possui método secreto e “não violento” para desativar grandes navios! Trump cogitou usar tecnologia contra petroleiros venezuelanos
- CEO do Estaleiro Mauá surpreende o mercado com anúncio histórico: retomada da construção naval no Brasil promete aquecer a indústria e gerar milhares de empregos
Essas melhorias oferecem mais espaço para os passageiros, com um total de 2.144 cabines, 19 a mais que o navio anterior. A eficiência de construção também melhorou significativamente, com um aumento de 20%, resultando em um ciclo de atracação mais curto de quase oito meses, graças à implementação de tecnologias digitais de ponta.
Indústria naval – Tecnologias avançadas e foco ambiental
O novo cruzeiro não se destaca apenas pelo tamanho, mas também pelas inovações tecnológicas e ambientais. Para reduzir seu impacto ambiental, o navio de cruzeiro está equipado com dois sistemas de dessulfurização e cinco conjuntos de sistemas avançados de proteção ambiental, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade.
Além disso, ele utiliza tecnologias de ponta, como uma plataforma de big data “tridimensional integrada” e uma plataforma de gerenciamento de dados de design.
Esses sistemas avançados digitalizam e automatizam o processo de design e construção, aumentando a eficiência e o controle. Robôs de soldagem, a internet industrial das coisas e equipamentos de automação também foram implementados para acelerar o processo de montagem e garantir maior precisão.
O layout do navio também foi otimizado para expandir as áreas públicas, espaços de lazer ao ar livre e instalações de entretenimento.
Essas melhorias garantem uma experiência mais rica e envolvente para os passageiros, oferecendo maior conforto e mais opções de entretenimento.
Aprendizados e eficiência no processo de construção
O segundo navio de cruzeiro está sendo construído a um ritmo muito mais acelerado em comparação com o primeiro, e isso se deve em grande parte às lições aprendidas durante o desenvolvimento do navio anterior.
Chen Jianwei, gerente geral assistente da Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, afirmou que a equipe utilizou os resultados de pesquisas científicas realizadas durante a construção do primeiro navio para otimizar a eficiência do segundo.
Entre essas melhorias estão o uso de ferramentas de controle digital, que abrangem aspectos como design, aquisição e logística, facilitando o gerenciamento de sistemas gigantes.
Com essas inovações tecnológicas e aprimoramentos na eficiência de construção, a China está consolidando sua posição na indústria de construção naval, demonstrando sua capacidade de criar navios maiores, mais avançados e ambientalmente responsáveis.