Enquanto alguns SUVs vendem como água, outros amargam baixos números de emplacamento, tornando-se verdadeiros SUVs encalhados e gerando prejuízo. Conheça cinco modelos nesta situação preocupante.
O mercado de SUVs no Brasil é notavelmente aquecido, com muitos modelos liderando as listas de vendas. No entanto, nem todos os utilitários esportivos compartilham do mesmo sucesso. Alguns veículos desta categoria estão enfrentando sérias dificuldades, registrando emplacamentos baixíssimos e transformando-se em verdadeiros SUVs encalhados que preocupam as montadoras.
Neste artigo, vamos conferir cinco SUVs encalhados e crossovers que, apesar de suas qualidades e propostas, não caíram no gosto do consumidor brasileiro ou enfrentam desafios significativos como preços elevados e forte concorrência, impactando negativamente os resultados das marcas no país.
Jeep Grand Cherokee: luxo e potência híbrida com um preço que assusta o consumidor
O Jeep Grand Cherokee é um dos SUVs mais tradicionais do mundo, e sua nova geração híbrida plug-in chegou ao Brasil esbanjando imponência, luxo e tecnologia. Com faróis full LED, rodas de 21 polegadas, três telas no painel e um conjunto mecânico de 380 cavalos, ele promete muito. No entanto, seu preço bem acima dos R$ 500.000 tem afastado os compradores. Apesar de ser um “baita SUV”, registrou apenas 24 unidades emplacadas no Brasil no último mês, figurando entre os SUVs encalhados de alto padrão.
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Hyundai Kona: a aposta elétrica (e híbrida) que não conseguiu decolar no mercado brasileiro
O Hyundai Kona foi uma tentativa da marca de se posicionar no segmento de veículos premium eletrificados, com um design futurista e interior tecnológico. Disponível em versões híbrida e 100% elétrica (com 136 cv e autonomia de quase 300 km), o modelo sofre com o preço considerado elevado e o desconhecimento do público. A Hyundai não tem investido em sua divulgação, resultando em baixíssima presença nas ruas. No último mês, foram emplacadas apenas nove unidades do Kona, mesmo sendo, em alguns casos, mais barato que rivais da BYD.
Kia Stonic: o híbrido leve compacto que acabou ignorado pelo mercado nacional
O Kia Stonic tenta se destacar entre os SUVs compactos com proposta urbana, agregando uma motorização híbrida leve (motor 1.0 turbo do HB20/Creta mais sistema 48V, gerando 120 cv) para maior atratividade e baixo consumo. Apesar de um visual simpático, bons equipamentos e preço competitivo, o Stonic não caiu no gosto do brasileiro e passa praticamente despercebido. Em abril, último mês completo registrado, o modelo da Kia teve apenas nove unidades emplacadas, juntando-se à lista de SUVs encalhados.
Renault Megane E-Tech: o elétrico promissor que ainda não conquistou os brasileiros
Com um design ousado seguindo a nova identidade da Renault e um conjunto 100% elétrico que entrega 220 cavalos e boa autonomia (próxima de 300 km), o Megane E-Tech chegou como uma promessa de eletrificação. Seu interior impressiona pelo acabamento e tecnologia, incluindo multimídia com Google integrado. Contudo, o público ainda não comprou a ideia, e o modelo sofre com uma aparente “falta de ousadia” da marca em comparação com a agressividade de montadoras chinesas. O resultado: apenas sete unidades emplacadas no último mês.
Peugeot 3008: beleza e sofisticação que não foram suficientes para evitar estar entre os SUVs encalhados
O Peugeot 3008 é frequentemente elogiado por seu design elegante e sofisticado, com faróis afilados, grade tridimensional e lanternas que imitam garras de leão. O interior também é moderno, com materiais de qualidade e uma vasta lista de equipamentos, incluindo bancos com massageador. Sob o capô, o conhecido motor 1.6 THP de 165 cavalos.
Apesar de tantos pontos positivos, o carro amarga vendas baixíssimas, principalmente devido ao seu preço, que chega a R$ 280.000 na versão topo de linha. No último mês de maio, o Peugeot 3008 teve apenas duas unidades emplacadas, um número que o coloca firmemente entre os SUVs encalhados do mercado.