350 empregos no Piauí previstos com reabertura da Usina de Biodiesel em Floriano

USINA BIODISEL PI EMPREGOS

Usina de biodiesel em Floriano (PI) será reaberta em outubro com investimento de 60 milhões e previsão de gerar mais de 350 empregos diretos e indiretos na região.

Está previsto para outubro desde ano,  a reabertura da usina de biodiesel no município de Floriano (PI). Inaugurada no ano de 2015 pela Brasil Ecodiesel, a usina fabricou mais de 40 milhões de litros de biodiesel durante este período, sendo uma das pioneiras no setor.

Funcionou até o ano de 2009 e hoje é administrada pela Unibras, que mesmo sem autorização de operação, tentou habilitá-la para participar do 69º Leilão de Biodiesel.

Com capacidade para produzir cerca 90 milhões de litros de biodiesel por ano – quantidade um pouco menor do que era produzido antes de seu fechamento, a fábrica fica localizada em uma região com cerca de 10 hectares de área total para produção.

A usina terá a soja como sua principal matéria-prima, diferente da aposta inicial de 2015, quando a mamona era apontada como matéria-prima mais viável para produção do biodiesel.

Apesar da mudança, o governo do Piauí não abandou a ideia de que a fábrica absorva parte da produção local. Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, a mamona não será desconsiderada. “Pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-la em algumas etapas da produção”,

Com a reabertura, a fábrica deve gerar certa de 300 empregos indiretos e 70 diretos e investimentos em torno de R$ 60 milhões de reais. “Além da geração de emprego e renda, a indústria incentiva a produção de soja no estado e permite que o Piauí produza biodiesel, inclusive podendo exportar para estados próximos que não possuem usinas”,  diz o gerente rente da Unibras, Anderson Lange.

É estimado que este investimento na usina de Floriano traga circulação de dinheiro no Piauí, com geração de novos postos de empregos e desenvolvimento tecnológico à região.

Multinacional convoca para o Rio e Macaé Auxiliares, Técnicos, Analistas e Gerentes

Curso de Salvatagem + HUET

Avatar

About Chayany Moraes

Profissional técnica formada em Logística de Transporte com enfase no setor portuário, experiente no setor logístico no nicho de armazenamento.