1. Início
  2. / Automotivo
  3. / 30 anos atrás era um dos carros mais vendidos do Brasil: Essa máquina da Chevrolet por menos de 14 mil reais
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

30 anos atrás era um dos carros mais vendidos do Brasil: Essa máquina da Chevrolet por menos de 14 mil reais

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 31/08/2024 às 13:20
30 anos atrás era um dos carros mais vendidos do Brasil: Essa máquina da Chevrolet por menos de 14 mil reais
O clássico Chevrolet Monza GLS 2.0: ainda vale a pena? (Imagem: Representação)

Chevrolet Monza GLS 2.0 ainda impressiona com seu desempenho e estilo por um preço acessível

O Chevrolet Monza GLS 2.0 foi, sem dúvida, um dos carros mais icônicos das décadas passadas. O Chevrolte Monza chegou em 1982, mas o modelo de 1994 foi fora da curva. Ele marcou época e se destacou como um dos veículos mais vendidos do Brasil. Hoje, mesmo depois de 30 anos, essa máquina da Chevrolet ainda é lembrada por sua robustez, conforto e, especialmente, pelo preço acessível que ainda pode ser encontrado no mercado de usados — menos de 14 mil reais.

Há três décadas, o Chevrolet Monza GLS 2.0 reinava absoluto nas ruas brasileiras. Este sedã médio, com sua configuração robusta e preço competitivo, era o sonho de consumo de muitos motoristas. Em 1994, os preços partiam de R$ 16.702 e chegavam a R$ 19.900 nos modelos 1.8 e 2.0, um valor que, ajustado para os dias de hoje, ainda o coloca como uma opção atraente para quem busca um veículo confiável e com bom desempenho. Hoje, a FIPE dele está em 14 mil reais. Saiba mais sobre o motor, consumo e mais dessa verdadeira máquina.

Motor do Chevrolet Monza GLS 2.0

30 anos atrás era um dos carros mais vendidos do Brasil: Essa máquina da Chevrolet por menos de 14 mil reais

O Monza GLS 2.0 se destacava por sua configuração mecânica eficiente. Equipado com um motor 2.0 de 4 cilindros em linha, aspiração natural, e injeção monoponto, ele oferecia uma potência máxima de 116 cv a 5600 rpm. Com um torque máximo de 16,6 kgfm a 3200 rpm, o carro proporcionava uma experiência de condução suave e eficiente. A combinação de uma transmissão manual de 5 marchas e tração dianteira garantiam uma dirigibilidade precisa e ágil.

PARA SABER MAIS: Nada de perdão: lei de trânsito chega com proibição e multa pesada aos motoristas que não cumprirem regra

Apesar de ser um carro com mais de 30 anos, o Chevrolet Monza GLS 2.0 não decepciona quando o assunto é desempenho. Com uma velocidade máxima de 172 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 11,7 segundos, ele ainda mantém uma performance respeitável, especialmente considerando seu peso/potência de 10,05 kg/cv.

Conforto de patrão

Outro ponto forte do Monza GLS 2.0 era seu conforto interno. O carro oferecia espaço de sobra para até cinco ocupantes, distribuídos em seu interior bem planejado, com dimensões que incluíam uma largura de 1668 mm e uma distância entre-eixos de 2574 mm. O porta-malas, com capacidade de 565 litros, era mais do que suficiente para atender às necessidades de uma família em viagens longas.

Máquina da Chevrolet

30 anos atrás era um dos carros mais vendidos do Brasil: Essa máquina da Chevrolet por menos de 14 mil reais

No quesito segurança, o Chevrolet Monza GLS 2.0 também se destacava. Equipado com suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção, o carro oferecia uma condução estável e segura. Os freios, com discos ventilados na frente e tambores na traseira, proporcionavam uma frenagem eficaz, enquanto a direção assistida hidráulica tornava a condução mais leve e confortável.

Consumo? OK

Em termos de economia, o Monza GLS 2.0 não era o carro mais econômico, mas também não pesava tanto no bolso. O consumo urbano era de cerca de 8 km/l, enquanto na estrada podia atingir 12,8 km/l. Com um tanque de combustível de 57 litros, o carro tinha uma autonomia de 456 km na cidade e até 730 km em rodovias, o que ainda é bastante aceitável para um carro dessa categoria.

Chevrolet Monza GLS 2.0 faz parte da história do Brasil

Mesmo depois de tantos anos, o Chevrolet Monza GLS 2.0 continua sendo uma opção interessante para quem busca um carro clássico, confiável e acessível. Sua desvalorização de -10,83% ao longo do tempo reflete uma resistência do mercado em deixar esse ícone ser esquecido. O fato de o carro ser isento de IPVA em muitos estados brasileiros torna essa máquina da Chevrolet ainda mais atraente.

O Chevrolet Monza GLS 2.0 de 1994 segue sendo lembrado com carinho pelos entusiastas de automóveis no Brasil. O modelo é considerado um verdadeiro clássico, daqueles que ainda desperta interesse nas garagens de colecionadores e apaixonados por carros antigos.

Com seu design atemporal, mecânica confiável e preço acessível, continua a ser uma excelente escolha para quem deseja adquirir um carro com história, desempenho e estilo. Mesmo após 30 anos de seu lançamento, essa máquina da Chevrolet permanece relevante, provando que algumas coisas realmente melhoram com o tempo. Se você é um fã de clássicos e busca um veículo que combine tradição e eficiência, o Monza GLS 2.0 de 1994 certamente merece sua atenção.

E você, tem alguma história com essa máquina da Chevrolet? Já dirigiu um Monza? Compartilhe nos comentários o que você mais gostava nesse clássico ou até mesmo o que você acha que ele ainda traz de especial!

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x