Faça sua graduação na UTFPR! São 107 cursos gratuitos oferecidos em 13 cidades do Paraná. Inscreva-se pelo SiSU 2025!
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou um edital para preenchimento de 2.201 vagas em 107 cursos gratuitos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes que concluíram o ensino médio e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 podem concorrer, desde que não tenham zerado a redação. A inscrição, no entanto, não está disponível para treineiros.
As vagas estão distribuídas pelos 13 campi da UTFPR no Paraná. No edital oficial, é possível consultar a quantidade de vagas por campus, os pesos específicos para cada disciplina e os documentos necessários para a matrícula.
Cotas
A UTFPR segue a Lei de Cotas, garantindo vagas para estudantes de escolas públicas, incluindo categorias específicas para baixa renda, pessoas com deficiência, além de pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Candidatos autodeclarados pretos ou pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
Cursos e diferenciais da UTFPR
Nesta edição, a UTFPR oferece 76 bacharéis, 16 licenciaturas e 15 cursos de tecnologia. As graduações estão distribuídas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
A UTFPR é a única universidade tecnológica do Brasil e se destaca pela ampla presença no Paraná. Além de cursos de graduação, oferece programas de mestrado e doutorado gratuitamente.
Outro diferencial é o programa de dupla diplomação, que permite aos estudantes fazerem curso em uma instituição estrangeira realizada por parceira e obterem diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior. Essa iniciativa reforça o compromisso da UTFPR com a excelência acadêmica e a internacionalização.
Inscrição para os cursos gratuitos
Os interessados que não foram selecionados na primeira chamada terão a opção de participar da lista de espera do SiSU (acesse aqui) entre os dias 26 e 31 de janeiro. Essa lista será utilizada para preenchimento de vagas em chamadas posteriores.
Certo eu quero fazer curso